MEDICINA / FISIOTERAPIA / YOGA - INTERRELAÇÃO
A medicina moderna tem como objetivo final conseguir um estado de saúde física e mental levando ao bem estar do indivíduo. É baseada em anatomia, fisiologia, bioquímica, farmacologia, focada no diagnostico, tratamento e cura de doenças agudas e crônicas através de uso de medicamentos, cirurgias, radiações, células tronco e várias outras modalidades.
É auxiliada pela fisioterapia, com as múltiplas técnicas, como a eletroterapia para analgesia e diminuição da inflamação, a mecanoterapia para reequilibrar a musculatura, a terapia manual para remoção de edemas e aumento de amplitude articular em segmentos específicos e métodos de reeducação postural dão potência e qualidade aos movimentos articulares.
Como complemento, a ciência milenar da Yoga também busca o bem estar físico e mental, de uma maneira mais ampla, com métodos diferentes e tem muito a oferecer em manutenção da saúde e prevenção de doenças.
Direta ou indiretamente Yoga pode conseguir alivio ajudar no controle ou a reversão de doenças como obesidade, diabetes, asma, doenças cardíacas, síndrome de intestino irritável, obstipação, doenças articulares, epilepsia, hipertensão, dores lombares e articulares, desarranjos psicossomáticos, controle do humor e da depressão. Yoga pode em alguns casos diminuir ou eliminar a necessidade do uso de drogas medicinais.
Medicina Tradicional, exercícios orientados, reabilitação adequada, Yoga e relaxamento, mudança de estilo de vida, associados a uma dieta saudável, pode nos proporcionar uma sensação de bem estar, uma boa vida e envelhecimento com dignidade, saudável e feliz.