Prefácio da Edição de 2016 das Regras do Golfe
Este livro contém as Regras de Golfe, com aplicação efectiva em todo o mundo a partir de 1 de Janeiro de 2016. As revisões desta edição reflectem o culminar de quatro anos de trabalho dos comités de Regras do R&A Rules Limited e da United States Golf Association, em consulta com outras organizações de golfe de todo o mundo. Ao elaborar esta revisão os nossos comités continuaram a ser guiados pelos princípios históricos e etos do jogo, a necessidade das Regras permanecerem claras, abrangentes, apropriadas e relevantes, e a importância em garantir que o golfe é jogado com integridade e de acordo com a etiqueta. Estamos também empenhados em manter um conjunto elas têm que ser claras, compreendidas e entendidas e as penalidades apropriadas. As Regras necessitam de ser revistas para assegurar que esses objectivos são atingidos e esta versão é o último estado da sua evolução. As principais alterações estão resumidas nas páginas 15-17.
O R&A Rules Limited e a USGA pretendem promover o respeito e a adesão às Regras e preservar a integridade do Golfe em todos os níveiss. Expressamos a nossa gratidão não apenas pelo trabalho realizado pelas nossas respectivas Comissões, mas também a todos quantos com as suas variadas sugestões tornaram possível esta revisão.
Principais Alterações Introduzidas em 2016
Definições Preparar a Pancada A definição é alterada, considerando-se que um jogador preparou a pancada (addressing the ball) quando pousa o taco no chão imediatamente a frente ou atrás da bola, independentemente de ter tomado posição ou não (taking the stance). Consequentemente, em geral, as Regras deixarão de regular a preparação da pancada (addressing the ball) quando o jogador num obstáculo. (Ver também alteração relacionada com a Regra 18-2b).
Regras 1-2. Exercer Influência sobre a Bola ou alterar as Condições Físicas Regra é alterada para estabelecer mais claramente que, se um jogador intencionalmente toma uma acção para influenciar o movimento de uma bola ou para alterar as condições físicas que afectam o jogo de um buraco, contrariamente ao permitido pelas Regras, aplica-se a Regra 1-2 somente quando a ação já não está coberta por outra regra. Por exemplo, um jogador melhorar a posição da sua bola está em infracção à Regra 13-2 e, portanto, é essa Regra se aplicaria, enquanto um jogador intencionalmente melhorar a posição da bola um competidor não é uma situação abrangida pela Regra 13-2 e é, portanto, regida pela Regra 1-2.
6-3a.
Hora de Saída Regra 6-3a é alterada para estabelecer que a penalidade de não estar presente no ponto de partida, pronto para jogar, à hora estabelecida, mas dentro de cinco minutos depois da hora estabelecida, é alterada de desqualificação à perda do primeiro buraco em jogo por buracos ou duas pancadas no primeiro buraco em jogo por pancadas.
Anteriormente esta redução penalidade só poderia ser introduzida como uma condição de competição.
12-1. Procurar a Bola. Ver a Bola
A Regra 12-1 é reformulada para clarificação. Também é emendada para:
i. permitir a um jogador procurar a sua bola em todo o campo quando a mesma possa estar coberta por areia e para clarificar que não há lugar a penalidade se a bola for deslocada nestas circunstâncias e,
ii. aplicar a penalidade de uma pancada ao abrigo da Regra 18-2a se a bola é deslocada pelo jogador ao procura-la em um obstáculo, quando se crê que a mesma está coberta por impedimentos soltos.
13-4. Bola em Obstáculo; Acções Proibidas Excepção 2 à Regra 13-4 é emendada para permitir a um jogador alisar areia ou terra num obstáculo em qualquer altura, incluindo antes de jogar desse obstáculo, desde que não viole as disposições da Regra 13-2 e a acção seja com o único propósito de preservar o campo.
18-2b. Bola Deslocada depois da Preparação da Pancada Uma nova Excepção é acrescentada que exonera um jogador da penalidade, se a sua bola se deslocar após a preparação da pancada (address) quando é conhecido ou praticamente certo que o deslocamento não se deve ao jogador. Por exemplo, se uma rajada de vento desloca a bola após a preparação da pancada (address), não há lugar a penalidade e a bola deverá ser jogada da sua nova localização.
19-1. Bola em Movimento Desviada ou Parada por Agente Externo A nota é expandida para cobrir os vários resultados quando uma bola em movimento é deliberadamente desviada ou parada por um agente externo.
20-7 c. Jogar de Local Errado - Jogo por Pancadas A nota 3 é emendada de maneira a que um jogador seja penalizado em 2 pancadas na maior parte dos casos por jogar de local errado, mesmo que tenha ocorrido uma violação de outra Regra antes de efectuar a pancada.
Apêndice IV
Um novo Apêndice é introduzido com as regulações gerais para o desenho de dispositivos e outro equipamento, como tees, luvas e dispositivos de medição de distância.
Como Usar o Livro de Regras
É compreensível que nem todos os que têm o Livro de Regras o leiam do princípio ao fim. A maior parte dos jogadores apenas consulta o livro quando é preciso resolver uma questão de Regras no campo. Contudo, para assegurar uma compreensão básica das Regras de forma a jogar golfe de maneira correcta, recomenda-se que todos leiam o Capítulo Guia Rápido das Regras de Golfe e a Secção de Etiqueta, conforme constam desta publicação.
Tendo em vista a correcta resposta a uma situação de Regras surgido no campo, o uso do Índice do Livro deve ajudar a identificar a Regra aplicável. Por exemplo, se o jogador, ao levantar a bola no “green”, move acidentalmente o marcador da sua bola, identifique as palavraschave da situação, tais como “marcador da bola”, “levantar a bola” ou “green” e procure estes títulos no Índice. A Regra aplicável (Regra 20-1) pode ser encontrada nos títulos “marcador da bola” e “levantar a bola” e a leitura desta Regra confirmará a resposta correcta. Para além da identificação das palavras-chave e do uso do Índice do Livro de Regras, o que a seguir se refere é uma ajuda importante para um correcto e eficiente uso do Livro de Regras: Entender as Palavras O Livro das Regras está escrito numa linguagem muito precisa e de um modo muito ponderado. Ao consultar o livro deveremos ter isso bem presente e compreender as seguintes diferenças entre as palavras que são usadas:
• pode = (por exemplo: o jogador pode cancelar pancada) significa que tal ação é opcional
• deverá = (por exemplo: o marcador deverá conferir o resultado) significa uma acção que é recomendada mas não mandatória
• tem de = (por exemplo: os tacos do jogador têm que ser conformes) significa uma obrigação ligada a uma penalidade quando não cumprida
• uma bola = (por exemplo: deixar cair uma bola) significa que o jogador pode substituir a bola por outra (Regras 26, 27 e 28)
• a bola = (por exemplo: o jogador tem de levantar a bola e deixá-la cair) significa que não pode substituir aquela bola por outra (Regra 24-2 e 25-1)
Conhecer as Definições
Na redação das regras de jogo utilizam-se mais de cinquenta termos por exemplo: condições anormais do terreno, percurso, “green”, etc. que constituem os fundamentos à volta dos quais as Regras de Golfe são escritas. O bom conhecimento dos termos definidos e conceitos usados (sempre em itálico ao longo do livro) é de importância fundamental para uma correcta aplicação das Regras.
Os Factos da Situação
Para responder a qualquer questão sobre as Regras tem de primeiro interpretar correctamente os factos em causa. Para tal deve identificar:
• Que modalidade se está a jogar (por buracos, por pancadas, singulares, a quatro jogadores, a quatro bolas?)
• Quem está envolvido (o jogador, o parceiro, o “caddie”, um agente externo?)
• Aonde ocorre a situação (no ponto de partida, num obstáculo de areia, num obstáculo de água, no “green”?)
• O que é que aconteceu
• Quando ocorreu (o jogador já entregou o cartão, a competição está encerrada?)
Usar o Livro Tal como a cima foi dito, o índice do livro e a Regra aplicável devem fornecer a resposta na maior parte das questões que podem surgir no campo. No caso de dúvida, jogue o campo tal como o encontra e a bola tal como está. De regresso à «Clubhouse», refira os factos à Comissão Técnica provavelmente as “Decisons on the Rules of Golf” ajudarão a resolver qualquer questão que não esteja muito clara no Livro de Regrasf.
Guia Rápido das Regras de Golfe
Uma vez que o golfe é um jogo auto regulado, todos os golfistas devem ter um bom entendimento do fundamental das Regras, tal como consta neste Guia. Contudo, este Guia não substitui as Regras de Golfe que devem ser consultadas sempre que houver qualquer dúvida. Para mais informações sobre os pontos cobertos por este Guia, procure por favor na Regra aplicável.
Em Geral
O Golfe deve ser jogado com o espirito correto, para entender o verdadeiro espirito do Golfe deverá ler o capítulo da Etiqueta, e em particular:
• tenha consideração pelos outros jogadores,
• jogue em bom ritmo e convide grupos mais rápidos a passar, e
• preserve o campo, alise os bunkers, reponha os divots e repare as marcas de bolas nos greens. Antes de começar a sua volta:
• leia as Regras Locais no cartão de jogo ou no quadro das notícias
• faça uma marca de identificação na sua bola. Muitos jogadores jogam com bolas da mesma marca e, no caso de não ser capaz de identificar a sua bola ela é considerada perdida. (Regras 12-2 e 27-1)
• conte os seus tacos. Só está autorizado a levar 14. (Regra 4-4).
Durante o jogo:
• Não peça qualquer “conselho” a ninguém a não ser ao seu parceiro (ou seja jogador do mesmo lado) ou ao seu “caddie”. Não dê qualquer “conselho” a ninguém a não ser ao seu parceiro. Pode pedir informações sobre Regras, distâncias ou a posição dos obstáculos, da bandeira, etc. (Regra 8-1)
• Não dê qualquer pancada de prática enquanto está a jogar um buraco. (Regra 7-2).
No final da volta:
• Em jogo por buracos, assegure-se que o resultado está afixado
• Em jogo por pancadas, assegure-se que o seu cartão está correctamente preenchido e entregue tão depressa quanto possível (Regra 6-6).
As Regras do Jogo Pancada de Saída (Regra 11)
Jogue a sua pancada de saída entre as marcas de saída, mas não à sua frente. Pode jogar atrás das marcas, dentro da distância de dois tacos medidos a partir da linha da frente das marcas de saída.
Se jogar a pancada de saída fora dessa área:
• em jogo por buracos não tem penalidade, mas o seu adversário pode requerer que repita a sua pancada;
• em jogo por pancadas, tem duas pancadas de penalidade e tem de corrigir o erro jogando dentro dessa área.
Jogar a Bola (Regras 12, 13, 14 e 15)
Se julga que uma bola é a sua, mas não consegue ver a sua marca de identificação, pode, com autorização do seu marcador ou adversário, marcar a bola e levantá-la para a identificar. (Regras 12-2). Jogue a bola tal como ela está. Não melhore a posição da bola, a zona onde vai tomar posição ou da trajectória normal do taco ou a linha de jogo:
• movendo, dobrando ou partindo o que estiver fixo ou em crescimento, excepto ao tomar posição ou a fazer o movimento para dar a pancada devidamente apropriados às circunstâncias, ou
• não melhore a posição da bola pressionando coisa alguma contra o chão. (Regra 13-2). Se a sua bola estiver num Obstáculo de Areia ou de Água, não;
• toque no chão em ambos os obstáculos com a mão ou com o taco antes de começar o seu movimento para baixo com o taco, nem na água no Obstáculo de Água, ou
• não mexa em impedimentos soltos. (Regra 13-4).
O taco tem de ser movido e a bola francamente batida. Não é permitido empurrar a bola, nem arrastá-la, nem levá-la com o taco como se fosse uma colher. (Regra 14-1)
Se jogar uma bola errada:
• em jogo por buracos perde o buraco
• em jogo por pancadas tem 2 pancadas de penalidade e tem de corrigir o erro jogando a bola correcta. (Regra 15-3).
No “Green” (Regras 16 e 17) Pode levantar e limpar a bola.
• tem de a recolocar exactamente no mesmo local onde estava. (Regra 16-1b.)
• pode reparar marcas de bola ou de buracos antigos, mas não qualquer outra irregularidade como, por exemplo, dos “spikes” de sapatos Regra 16-1c.
Ao dar uma pancada no “green”, deve certificar-se que a bandeira foi retirada ou está assistida. A bandeira pode ser retirada ou assistida mesmo que a bola esteja fora do “green”. (Regra 17).
Bola Parada, Movida (Regra 18) Em geral, quando a bola está em jogo, se
• acidentalmente provocar que ela se mova
• se a levantou quando não era permitido, ou
• a moveu depois de preparar a pancada tem de acrescentar uma pancada de penalidade e recolocar a bola.
Deve, porém, ver as excepções na Regra 18-2a. (Regra 18-2).
Se alguém mover a sua bola parada ou ela for movida por outra bola recoloque-a, sem penalidade para si. Bola em Movimento, Deflectida ou Parada (Regra 19) Se a bola que jogou for deflectida ou parada por si, pelo seu parceiro, pelo seu “caddie” ou pelo seu equipamento tem de adicionar uma pancada de penalidade e a bola tem de ser jogada tal como ficou. (Regra 19-2). Se a bola que jogou for deflectida ou parada por outra bola parada, não há penalidade e a bola deve ser jogada tal como ficou. Porém, em jogo por pancadas, se antes de ter jogado as duas bolas já estavam no “green”, tem 2 pancadas de penalidade. (Regra 19-5a).
Levantar, Deixar Cair e Colocar a Bola (Regra 20)
Sempre que a bola possa ser levantada para depois ser recolocada (por ex: bola levantada no “green” para ser limpa), antes de a levantar a bola tem de ser marcada. (Regra 20-1) Sempre que a bola seja levantada para ser deixada cair ou colocada noutro local (por ex: deixar cair a bola dentro da distancia de 2 tacos, ao abrigo da regar de bola injogável), não é obrigatório marcar a posição original, mas é recomendado que tal seja feito. Para deixar cair uma bola, fique em pé e direito, segure a bola à altura do ombro e à distância do braço estendido e deixe cair a bola.
A bola deixada cair tem de ser de novo deixada cair se:
• rolar e ficar parada numa posição onde há interferência da situação que se, sem penalidade, se quis evitar, (por ex: uma Obstrução Fixa)
• se fica parada a mais de dois tacos de distancia do local onde primeiro bateu no chão, ou
• se fica parada mais perto do buraco do que o local onde a bola estava, do que o ponto mais próximo que evita a interferência ou do que o ponto onde a bola cruzou, pela última vez, a margem do obstáculo de água.
Ao todo, e de acordo com a Regra 20-2c., há nove situações em que o deixar cair a bola tem de ser repetido. Se a bola deixada cair pela segunda vez volta para qualquer dessas situações, coloque a bola no local onde, nessa segunda vez, a bola bateu a primeira vez no chão. (Regra 20-2c).
Bola Que Favorece ou Interfere com uma Jogada (Regra 22)
Pode levantar a sua bola ou mandar levantar qualquer outra bola se entender que a bola favorece a jogada de outro jogador. Não deve fazer qualquer acordo para deixar uma bola em posição que favorece outro jogador. Pode mandar levantar qualquer outra bola se ela interfere com o seu jogo. A bola que for levantada em qualquer destas situações não pode ser limpa, a não ser que esteja no “green”.
Impedimentos soltos (Regra 23)
Pode remover impedimentos soltos (objectos naturais como pedras, folhas e ramos soltos) excepto se a sua bola e o impedimento estiverem no mesmo Obstáculo. Se ao remover qualquer impedimento solto causar que a sua bola se desloque, a bola tem de ser recolocada mas, (a não ser quando a bola esteja no “green”) tem uma pancada de penalidade. (Regra 23-1).
Obstruções Móveis (Regra 24-1)
Obstruções Móveis (objectos artificiais amovíveis tais como ancinhos, latas, etc) localizadas em qualquer parte, podem ser retiradas sem penalidade. Se a bola se mover. Deve ser recolocada, sem penalidade. Se a bola está sobre a obstrução, deve ser levantada, retirada a obstrução e a bola deixada cair, sem penalidade, no ponto do chão imediatamente abaixo do ponto em que ela estava em cima da obstrução, mas se estiver no “green” a bola deve ser colocada nesse ponto.
Obstruções Fixas e Condições Anormais do Terreno (Regras 24-2 e 25-1)
Uma obstrução fixa é qualquer objecto artificial inamovível tal como um edifício ou um caminho com a superfície artificial. (verifique nas Regras Locais o estatuto das estradas e caminhos). Uma condição anormal do terreno é ou água casual, ou terreno em reparação ou buraco, desperdício ou rasto feito por um animal lurador, um réptil ou uma ave. A não ser quando a bola estiver num obstáculo de água, pode evitar-se a interferência de uma obstrução fixa ou de condição anormal do terreno sempre que interfiram fisicamente com a posição da bola, o tomar a posição ou a trajectória do taco para bater na bola. Pode levantar a bola e deixá-la cair dentro da distância de um taco medido a partir do ponto mais próximo que evite aquela interferência (ver Definição de Ponto Mais Próximo de Não Interferência), mas não mais perto do buraco. Se a bola estiver no “green” deve ser colocada no ponto mais próximo de não interferência. Não há interferência da linha de jogo a não quando a bola e a condição que se quer evitar estejam ambas no “green”.
Se a bola estiver num Obstáculo de Areia, tem ainda a opção adicional de deixar cair a bola fora do obstáculo, mas com uma pancada de penalidade.
O diagrama ilustra a noção de “ponto mais próximo”, referido nas Regra 24 e 25, no caso de um jogador dextro.
Obstáculos de Água (Regra 26) Se a sua bola está num Obstáculo de Água (estacas e/ou linhas amarelas), pode jogar a bola tal como está ou, com uma pancada de penalidade:
• jogar uma bola do ponto onde bateu a bola para dentro do obstáculo, ou
• deixar cair uma bola num ponto atrás do obstáculo, mantendo em linha recta esse ponto, o buraco e o ponto onde a bola cruzou o obstáculo pela última vez.
Se a bola está num Obstáculo de Água Lateral (estacas e/ou linhas vermelhas), pode, além das opções indicadas, deixar cair uma bola não mais perto do buraco, dentro da distância de dois tacos medidos a partir:
• do ponto onde a bola cruzou o obstáculo pela última vez, ou
• do ponto da margem oposta equidistante do ponto onde a bola cruzou o obstáculo pela última vez.
Bola Perdida ou Fora de Limites. Bola Provisória (Regra 27)
Confira nas Regras Locais a definição do Fora de Limites do Campo. Se a sua bola estiver perdida fora de um Obstáculo de Água ou estiver fora de limites, tem de jogar outra bola, com uma pancada de penalidade, do local de onde jogou a última pancada (penalidade de pancada e distância).
Tem cinco minutos para procurar a bola, após os quais se sua bola, não foi encontrada ou identificada, a bola é considerada perdida. Se depois de dar uma pancada, pensar que a sua bola possa estar perdida fora de um Obstáculo de Água ou fora de limites, deve jogar uma “bola provisória”.
Tem de afirmar que é uma bola provisória e jogá-la antes de ir para a frente procurar a bola original. Se a bola original estiver perdida ou fora de limites, tem de continuar, com uma pancada de penalidade, com a bola provisória. Se a bola original for encontrada dentro de limites, tem de continuar a jogar com ela, parando de jogar com a provisória.
Bola Injogável (Regra 28)
Se a sua bola estiver dentro de um Obstáculo de Água, a regra da bola injogável não se aplica e tem de proceder em conformidade com a Regra dos Obstáculos de Água. Em qualquer outro ponto do campo, se entender que a sua bola está injogável, pode, com a penalidade de uma pancada:
• jogar uma bola do local de onde foi jogada a última pancada, ou
• deixar cair uma bola num ponto para trás do local onde a bola está, mantendo em linha recta esse ponto, a bandeira e o local onde está a bola, ou
• deixar cair uma bola dentro da distancia de dois tacos medidos a partir do local onde está a bola, mas não mais perto do buraco.
Se a bola está num Obstáculo de Areia, pode proceder da mesma maneira apenas com a limitação que na segunda e na terceira hipótese, a bola tem de ser deixada cair dentro do obstáculo.