Procurar e Identificar a Bola
Regra 12 - Procurar e Identificar a Bola
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições – ver pag.30-45.
12-1. Procurar a Bola; Ver a Bola.
O jogador não tem necessariamente de ver a Bola para executar uma pancada. Ao procurar a sua Bola em qualquer parte do campo, o jogador pode tocar ou desviar relva alta, juncos, arbustos, tojo, urze ou algo semelhante, mas só o suficiente para a encontrar ou identificar e desde que isso não melhore a posição da bola, a área onde vai tomar posição, a trajetória prevista para o taco ou a sua linha de jogo; se a bola for deslocada, aplica-se a Regra 18-2a exceto se aplicáveis as clausulas (a) a (d) desta regra.
Além dos métodos de procura e identificação de uma bola que caso contrário são permitidos pelas Regras, o jogador também pode procurar e identificar uma bola de acordo com a Regra 12-1 da seguinte forma:
a. Procurar ou Identificar uma Bola Coberta por Areia
Em qualquer ponto do campo de jogo se for admissível que a bola do jogador possa estar coberta por areia de tal forma que ele não a consegue encontrar ou identificar, o jogador pode, sem penalidade, tocar ou remover a areia com vista a encontrar e identificar a bola. Se a bola for encontrada ou identificada como sua, o jogador tem de recriar as condições originais recolocando a areia deslocada. Se a bola é deslocada ao tocar ou a remover a areia, durante a procura ou identificação da bola ou durante a recriação das condições originais, não há penalidade; a bola tem de ser recolocada e as condições originais recriadas.
Ao recriar as condições originais de acordo com esta Regra, o jogador pode deixar visível uma pequena parte da bola.
b. Procurar e Identificar a Bola Coberta por Impedimentos Soltos num Obstáculo
Num obstáculo, se for admissível que a bola de um jogador possa estar coberta de impedimentos soltos, de tal forma que ele não a consegue encontrar ou identificar, o jogador pode, sem penalidade, tocar ou remover impedimentos soltos com vista a encontrar ou identificar a bola. Se a bola for encontrada e identificada como sua, o jogador tem de recolocar os impedimentos soltos. Se a bola se deslocar ao tocar ou remover os impedimentos soltos para a procurar ou identificar, aplica-se a Regra 18-2a; se a bola se deslocar ao recolocar os impedimentos soltos não há penalidade e a bola tem de ser recolocada.
Se a bola estava completamente coberta por impedimentos soltos, o jogador tem de a recobrir mas pode deixar visível uma pequena parte da bola.
c. Procurar uma Bola dentro de Água num Obstáculo de Água
Se for admissível que a bola de um jogador está dentro de água num obstáculo de água, o jogador pode, sem penalidade, tentar encontrá-la com um taco ou qualquer outra coisa. Se a bola na água é acidentalmente deslocada, durante a procura, não há penalidade; a bola tem de ser recolocada, a não ser que o jogador prefira proceder de acordo coma Regra 26-1. Se a bola deslocada não estava na água ou se a bola foi acidentalmente deslocada pelo jogador mas não durante a procura, aplica-se a Regra 18-2a.
d. Procurar uma Bola dentro de uma Obstrução ou Condição Anormal de Terreno
Se uma bola que está dentro ou sobre uma obstrução ou em zona de condições anormais de terreno é acidentalmente deslocada durante a procura, não há penalidade; a bola tem de ser recolocada a não ser que o jogador prefira proceder de acordo com a Regra 24-1b, 24-2b ou 25-1b se forem aplicáveis.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 12-1:
Jogo por buracos – Perda do buraco; Jogo por pancadas – Duas pancadas.
(Melhorar a posição da bola, a zona de tomar posição ou da trajetória normal do taco ou a linha de jogo – ver Regra 13-2)
12-2. Identificar a Bola (Levantar a Bola para Identificação) A responsabilidade de jogar a bola correta pertence ao jogador. Cada jogador deve pôr uma identificação na sua bola.
Se um jogador acredita que a bola que está parada pode ser a sua mas não a consegue identificar, o jogador pode levantá-la para identificação, sem penalidade. O direito a levantar abola para identificação é em complemento às ações permitidas na Regra 12-1.
Antes de levantar a bola, o jogador tem de informar o seu adversário no caso de jogo por buracos, ou o seu marcador ou concorrente em jogo por pancadas, essa sua intenção, e marcar a posição da bola. Pode depois levantar a bola e identificá-la desde que dê oportunidade ao seu adversário, marcador ou concorrente de observar o levantar e recolocar da bola. A bola não pode ser limpa mais do que a extensão necessária para sua identificação quando levantada ao abrigo da Regra 12-2.
Se a bola for a do jogador e ele não cumpriu este procedimento, no todo ou em parte, ou se levantar a sua bola para identificação sem que haja uma boa razão para tal, incorre na penalidade de uma pancada. Se a bola levantada, for a bola do jogador, ele tem de a recolocar. Se não a recolocar incorre na penalidade geral por infração à Regra 12-2, mas não lhe é aplicada qualquer penalidade adicional ao abrigo desta regra.
Nota:
Se o local original onde a bola deveria ser recolocada tiver sido alterado ver Regra 20-3b.
*PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 12-2:
Jogo por buracos – Perda do buraco; Jogo por pancadas – Duas pancadas.
*Se um jogador incorrer na penalidade geral por infração à Regra 12-2, não tem nenhuma penalidade adicional por infração a esta Regra.
Regra 13 - Bola Jogada Tal Como Está
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições – ver pag.30-45.
13-1. Geral
A bola tem de ser jogada tal como está, exceto quando as regras permitem algo diferente. (Bola parada, deslocada – ver a Regra 18)
13-2. Melhorar a Posição da Bola, a Zona de Tomar Posição, ou da Trajetória Normal do Taco, ou a Linha de Jogo
Um jogador não pode melhorar ou permitir alguém que melhore:
• a situação ou posição da bola,
• a zona onde vai tomar posição ou a trajetória normal do taco,
• a sua linha de jogo ou seu prolongamento numa extensão razoável para além do buraco, ou
• a área onde vai deixar cair ou colocar uma bola,
por nenhuma das seguintes razões:
• pressionar o chão com o taco,
• mover, dobrar ou partir qualquer planta em crescimento ou algo fixo (incluindo obstruções fixas e objetos definindo o fora de limites),
• criar ou eliminar irregularidades do terreno,
• remover ou calcar areia, terra solta, pedaços de relva repostos no lugar, outras porções de relva cortada repostos no lugar, ou
• remover orvalho, geada ou água.
No entanto o jogador não incorre em qualquer penalidade se isso acontecer:
• ao pousar suavemente o taco no chão,
• ao tomar a posição apropriada às circunstâncias,
• ao executar uma pancada, ou no movimento do taco para trás antes da pancada se completar a pancada,
• ao criar ou eliminar irregularidades do terreno dentro do ponto de partida ou, ao remover orvalho, geada ou água no ponto de partida, ou
• no “green” ao retirar a areia e terra solta ou ao reparar estragos (Regra 16-1).
Exceção:
Bola em obstáculo – ver Regra 13-4.
13-3. Construir Base ao Tomar Posição
Um jogador tem o direito de apoiar os pés com firmeza ao tomar posição, mas não pode construir uma base para facilitar esse apoio.
13-4. Bola em Obstáculo; Ações Proibidas
Exceto quando as regras estabelecem algo em contrário, antes de dar uma pancada numa bola que está num obstáculo (quer seja obstáculo de areia ou seja de água) ou que, tendo sido levantada de um obstáculo possa ser deixada cair ou colocada no obstáculo, o jogador não pode:
a. Experimentar o estado do obstáculo ou qualquer outro obstáculo semelhante;
b. Tocar no terreno dentro do obstáculo ou na água dentro do obstáculo de água com as mãos ou com um taco; ou
c. Tocar ou deslocar um impedimento solto que esteja dentro ou toque um obstáculo.
Exceções:
1. Desde que nada seja feito que permita experimentar o estado do obstáculo ou melhorar a posição da bola, não há lugar a penalidade se o jogador (a) tocar no terreno ou num impedimento solto em qualquer obstáculo ou na água de um obstáculo de água em consequência ou na tentativa de evitar uma queda, ao remover uma obstrução, ao fazer uma medição ou ao marcar a posição, recuperar, levantar, colocar ou recolocar uma bola ao abrigo de qualquer Regra ou (b) colocar os seus tacos dentro do obstáculo.
2. Em qualquer momento o jogador pode alisar a areia ou o solo num obstáculo desde que isso seja feito com o único propósito de cuidar do campo e desde que nada seja feito que viole a Regra 13-2 relativamente à sua próxima pancada. Se uma bola jogada de um obstáculo está fora do obstáculodepois da pancada, o jogador pode alisar a areia ou terra dentro do obstáculo sem qualquer restrição.
3. Se o jogador executar uma pancada a partir de um obstáculo e a bola for repousar noutro obstáculo, a Regra 13-4a não se aplica a qualquer ação posterior realizada no obstáculo de onde a pancada foi realizada.
Nota:
Em qualquer altura, incluindo na preparação da pancada ou no movimento do taco para trás antes da pancada, o jogador pode tocar com o taco ou qualquer outra coisa em qualquer obstrução, ou em qualquer construção que a Comissão Técnica designe como fazendo parte integrante do campo ou qualquer erva, arbusto árvore ou qualquer coisa em crescimento.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA:
Jogo por buracos – Perda do buraco; Jogo por pancadas – Duas pancadas.
(Procurar a Bola – ver Regra 12-1)
(Evitar a interferência de um obstáculo de água - ver Regra 26)
Regra 14 - Bater na Bola
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições – ver pag.30-45.
14-1. Geral
a. Bola Francamente Batida
A bola tem de ser batida francamente com a cabeça do taco e não pode ser empurrada, arrastada ou levada pelo taco como se este fosse uma colher.
b. Ancorar o Taco
Ao executar uma pancada, o jogador não pode ancorar o taco, quer “diretamente” ou através da utilização de um “ponto de ancoragem”.
Nota 1:
O taco está “diretamente” ancorado, quando o jogador intencionalmente segurar o taco ou uma mão da pega em contato com qualquer parte do seu corpo, exceto que o jogador pode segurar o taco ou uma mão da pega contra uma mão ou antebraço.
Nota 2:
Um “ponto de ancoragem” existe quando o jogador mantem intencionalmente um antebraço em contato com qualquer parte do seu corpo, para estabelecer uma mão da pega como um ponto fixo e estável, à volta do qual a outra mão pode executar o movimento do taco.
14-2. Ajuda
a. Ajuda Física e Proteção das Condições Atmosféricas
Um jogador não pode executar uma pancada enquanto recebe ajuda física ou proteção das condições atmosféricas.
b. Posicionamento do «Caddie» ou do Parceiro Atrás da Bola
Um jogador não pode executar uma pancada com o seu “caddie”, o seu parceiro ou o “caddie” do seu parceiro posicionados sobre ou próximo do prolongamento da linha de jogo ou da linha de ‘‘putt’’ para trás da bola.
Exceção:
Não há penalidade se o ‘‘caddie’’ do jogador, o seu parceiro ou o ‘‘caddie’’ do seu parceiro estiverem inadvertidamente posicionados sobre ou próximo do prolongamento da linha de jogo ou da linha de ‘‘putt’’ para trás da bola.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 14-1 or 14-2:
Jogo por buracos - Perda do buraco; Jogo por pancadas - Duas pancadas.
14-3. Dispositivos Artificiais, Equipamento Pouco Usual e Uso Anormal do Equipamento
A Regra 14-3 regula a utilização de equipamento e dispositivos (incluindo dispositivos electrónicos) que possam auxiliar um jogador na execução de uma pancada específica ou no seu jogo em geral.
O Golfe é um jogo extremamente desafiante, no qual o sucesso deve depender do julgamento, perícia e capacidades do jogador. Este princípio orienta o R&A a determinar se a utilização de algum item está em infração à Regra 14-3.
Para especificações detalhadas e interpretações sobre a conformidade de equipamento ou dispositivos com a Regra 14-3 e sobre o processo de consulta e envio para validação de equipamento e dispositivos, ver Apêndice IV.
Exceptuando o previsto nas Regras, durante uma volta convencional, o jogador não pode utilizar qualquer dispositivo artificial ou equipamento pouco usual, ou utilizar qualquer equipamento de forma pouco usual:
a. Que o possa ajudar a executar uma pancada ou no seu jogo; ou
b. Com o fim de aferir ou medir distâncias ou condições que possam influenciar o seu jogo; ou
c. Que o possa ajudar a segurar no taco, exceptuando-se que:
(i) podem ser usadas luvas desde que sejam luvas lisas;
(ii) se pode aplicar resina, pó e produtos de secagem ou hidratantes; e
(iii) se pode enrolar uma toalha ou um lenço à volta da pega.
Exceções:
1. Um jogador não infringe esta Regra se (a) o equipamento ou dispositivo servir para ou tiver o efeito de aliviar uma condição clínica (b) o jogador tem uma situação clínica que legitima o uso do equipamento e (c) a Comissão Técnica considera que o seu uso não dá ao jogador alguma vantagem injustificada sobre os outros jogadores.
2. Um jogador não viola esta regra se usar o equipamento de uma maneira tradicionalmente aceite.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 14-3:
Jogo por buracos – Perda do buraco; Jogo por pancadas – Duas pancadas.
Por infração subsequente - Desclassificação.
Se a infração se verificar entre o jogo de dois buracos, a penalidade aplica-se no buraco seguinte.
Nota:
A Comissão Técnica pode fazer uma Regra Local que permita aos jogadores usar um dispositivo de medida de distância.
14-4. Bater na Bola Mais do Que Uma Vez
Se, na execução de uma pancada, o taco do jogador tocar na bola mais do que uma vez, o jogador tem de adicionar uma pancada de penalidade à pancada dada, perfazendo um total de duas pancadas.
14-5. Jogar Bola em Movimento
Um jogador não pode executar uma pancada enquanto a sua bola estiver em movimento.
Exceções:
• Bola caindo do «tee» - Regra 11-3
• Bater na bola mais do que uma vez - Regra 14-4
• Bola em movimento dentro de água - Regra 14-6
Quando a bola começa a deslocar-se só após o jogador ter iniciado a pancada ou o movimento do taco para trás para a executar, o jogador não incorre em penalidade à luz desta Regra por jogar uma bola em movimento, mas não fica isento de qualquer penalidade em que incorra à luz da Regra 18-2 (Bola em repouso deslocada pelo jogador).
(Bola propositadamente desviada ou parada pelo jogador, parceiro, ou ‘‘caddie’’ - ver Regra 1-2)
14-6. Bola em Movimento na Água
Quando uma bola está em movimento na água de um obstáculo de água, o jogador pode, sem penalidade, executar uma pancada, mas não pode demorar a fazê-lo à espera que o vento ou a corrente melhorem a posição da bola. Uma bola em movimento na água de um obstáculo de água pode ser levantada, se o jogador preferir invocar a Regra 26.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 14-5 or 14-6:
Jogo por buracos – Perda do buraco; Jogo por pancadas – Duas pancadas.
Regra 15 - Bola de Substituição; Bola Errada
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
15-1. Geral
Um jogador tem que terminar cada buraco com a bola que jogou do ponto de partida, a não ser que a bola esteja perdida ou fora de limites ou o jogador substitua a bola, quer essa substituição seja ou não permitida (ver Regra 15-2). Se um jogador jogar uma bola errada, ver Regra 15-3.
15-2. Bola de Substituição
Um jogador pode substituir uma bola quando procede de acordo com uma Regra que lhe permite jogar, deixar cair ou colocar outra bola para completar o jogo do buraco. A bola de substituição passa a ser a bola em jogo.
Se um jogador substitui uma bola quando as Regras não lho permitem (incluindo uma substituição não intencional quando uma bola errada
é deixada cair ou colocada pelo jogador), essa bola de substituição não é uma bola errada; passa a ser a bola em jogo. Se o erro não for corrigido, tal como previsto na Regra 20-6 e o jogador executar uma pancada numa bola de substituição incorreta, perde o buraco em jogo por buracos ou incorre na penalidade de duas pancadas em jogo por pancadas, de acordo com a Regra aplicável e, em jogo por pancadas, tem de terminar o buraco com a bola de substitução.
Exceção:
Se um jogador incorrer numa penalidade por executar uma pancada dum local errado, não há penalidade adicional por substituir uma bola quando tal não for permitido.
(Jogar de local errado - ver Regra 20-7)
15-3. Bola Errada
a. Jogo por Buracos
Se um jogador executar uma pancada numa bola errada, perde o buraco.
Se a bola errada pertencer a outro jogador, o seu proprietário tem de colocar uma bola no ponto de onde a bola errada foi jogada pela primeira vez.
Se um jogador e o seu adversário trocam as bolas durante o jogo de um buraco, o primeiro a executar uma pancada numa bola errada perde o buraco; na impossibilidade de determinar este facto, o buraco tem de ser jogado com as bolas trocadas.
Exceção:
Não há penalidade, se um jogador executar uma pancada numa bola errada que está em movimento na água num obstáculo de água. Quaisquer pancadas dadas numa bola errada que está em movimento na água num obstáculo de água não contam para o resultado do jogador. O jogador tem de corrigir o erro jogando a bola correta ou procedendo em conformidade com as Regras.
(Colocar e recolocar – ver Regra 20-3)
b. Jogo por Pancadas
Se um competidor executar uma ou mais pancadas numa bola errada, incorre na penalidade de duas pancadas.
O competidor tem de corrigir o erro, jogando a bola correta ou procedendo de acordo com as Regras. Se o não fizer antes de executar uma pancada do ponto de partida seguinte ou, no caso do último buraco da volta, não anunciar a intenção de corrigir o erro antes de sair do ‘‘green’’, é desclassificado.
As pancadas executadas por um competidor com uma bola errada não contam para o seu resultado. Se a bola errada pertence a outro competidor, esse competidor tem de colocar uma bola no ponto de onde a bola errada foi jogada pela primeira vez.
Exceção:
Não há penalidade, se um competidor executar uma pancada numa bola errada que está em movimento na água num obstáculo de água. Quaisquer pancadas dadas numa bola errada que está em movimento na água num obstáculo de água não contam para o resultado do competidor.
(Colocar e recolocar – ver Regra 20-3)