Responsabilidades do Jogador
Regra 6 - O Jogador
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
6-1. Regras
O jogador e o seu “caddie” são responsáveis por conhecer as Regras. Durante uma volta convencional, por qualquer infracção às Regras por parte do seu “caddie”, o jogador incorre na penalidade aplicável.
6-2. Abono (handicap)
a. Jogo por Buracos
Antes de começar uma partida numa competição com abono, os jogadores devem saber uns dos outros, qual o respectivo abono. Se um jogador começar a partida tendo declarado um abono mais elevado do que aquele que lhe corresponde e isso afectar o número de pancadas dadas ou recebidas, é desclassificado; caso contrário o jogador deve jogar com o handicap declarado.
b. Jogo por Pancadas
Em qualquer volta de uma competição com abono, o competidor tem de confirmar se o seu abono está registado no cartão de resultados antes de o entregar à Comissão Técnica. Se nenhum abono estiver registado no cartão de resultados antes de o devolver (Regra 6-6b), ou se o abono registado for superior aquele que lhe corresponde e isso afectar o número de pancadas recebidas, ele é desclassificado da competição com abono; caso contrário, o resultado será válido.
Nota: É da responsabilidade do jogador saber em que buracos tem de dar ou receber pancadas de abono.
6-3. Hora de Saída e Grupos
a. Hora de Saída
O jogador tem de sair à hora estabelecida pela Comissão Técnica.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 6-3a:
Se o jogador chegar ao ponto de partida, pronto para jogar, dentro dos cinco minutos depois da sua hora de partida, a penalidade por falhar a partida na hora prevista é a perda do primeiro buraco, no caso de jogo por buracos, ou duas pancadas no primeiro buraco, no caso de jogo por pancadas. Caso contrário, a penalidade por infração a esta Regra é a desclassificação.
Competições contra “Bogey” ou “Par” – ver Nota 2 da Regra 32-1a. Competições “Stableford” – ver Nota 2 da Regra 32-1b.
Excepção:
Caso a Comissão Técnica considere existirem razões excepcionais que justifiquem que o jogador tivesse falhado a sua hora de saída, não há penalidade.
b. Grupos
Em competições por pancadas, o competidor tem de manter-se, durante toda a volta, no grupo que lhe foi determinado, a não ser que a Comissão Técnica autorize ou rectifique uma alteração.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 6-3b:
Desclassificação.
6-4. “Caddie”
O jogador pode ser assistido por um “caddie” mas está limitado a um único “caddie” em cada momento.
*PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 6-4:
Jogo por buracos – Ao concluir-se o buraco, durante o qual se descobre a infração, a situação da partida é ajustada, subtraindo um buraco por cada buraco em que ocorreu a infração. Dedução máxima por volta: dois buracos.
Jogo por pancadas – Duas pancadas por cada buraco em que se verificou a infração; penalidade máxima por volta: quatro pancadas (duas pancadas em cada um dos dois primeiros buracos em que ocorreu a infração).
Jogo por buracos ou jogo por pancadas – Se a infração for descoberta entre o jogo de dois buracos, considera-se que é descoberta durante o jogo do buraco seguinte e a penalidade aplica-se de acordo com o estabelecido supra.
Competições contra “Bogey” ou “Par” – ver Nota 1 da Regra 32-1a. Competições “stableford” – ver Nota 1 da Regra 32-1b.
*Um jogador que tenha mais do que um “caddie”, em infração a esta Regra, tem de, imediatamente após descobrir que está em infração, assegurar-se que não terá mais do que um “caddie” durante o resto da volta convencional. De outra forma o jogador é desclassificado.
Nota:
A Comissão Técnica pode, no Regulamento da Competição (Regra 33-1), proibir a utilização de “caddies”, ou restringir o jogador na sua escolha de “caddie”.
6-5. Bola
Cabe ao jogador a responsabilidade de jogar a bola apropriada. Cada jogador deve pôr uma marca na sua bola para identificação.
6-6. Resultados em Partidas por Pancadas
a. Registo de Resultados
No fim de cada buraco, o marcador deve conferir o resultado com o competidor e registá-lo. No fim da volta, o marcador tem de assinar o cartão de resultados e entregá-lo ao competidor. No caso de mais de um marcador ter registado os resultados, cada um tem de assinar a parte por que foi responsável.
b. Assinatura e Entrega do Cartão de Resultados
Depois de terminada a volta, o competidor deve conferir o seu resultado em cada buraco e esclarecer quaisquer pontos em dúvida com a Comissão Técnica. O jogador tem de assegurar-se que o marcador ou marcadores assinaram o cartão de resultados, assiná-lo ele próprio e entregá-lo à Comissão Técnica o mais depressa possível.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 6-6b:
Desclassificação.
c. Alteração do Cartão de Resultados
Nenhuma alteração pode ser feita no cartão de resultados depois de o competidor o entregar à Comissão Técnica.
d. Resultado Errado num Buraco
O competidor é responsável pela exactidão do resultado registado em cada buraco no seu cartão de resultados. Se um competidor apresentar, em qualquer buraco, um resultado inferior ao efectivamente feito, é desclassificado. No caso de apresentar, em qualquer buraco, um resultado superior ao efectivamente feito, esse resultado é o válido..
Exceção:
Se um competidor apresentar, em qualquer buraco, um resultado inferior ao efectivamente feito, pelo motivo de não ter incluído uma ou mais pancadas de penalidade que, antes de entregar o cartão de resultados, ele não sabia que tinha incorrido, o competidor não é desclassificado. Em tais circunstâncias, o competidor incorre na penalidade prescrita para a Regra aplicável e numa penalidade adicional de duas pancadas por cada buraco em que o competidor tenha cometido a infração à Regra 6-6 d. Esta exceção não se aplica quando a penalidade aplicável fôr a desclassificação da competição.
Nota 1:
A Comissão Técnica é responsável pela soma dos resultados e aplicação do abono registado no cartão de resultados – ver Regra 33-5.
Nota 2:
Em partidas a quatro bolas por pancadas ver também Regras 31-3 e 31-7a.
6-7. Demora Injustificada; Jogo Lento
O jogador tem de jogar sem demora injustificada e de acordo com a orientação relativa a cadência de jogo que a Comissão Técnica possa estabelecer. Entre o fim de um buraco e o jogar do ponto de partida seguinte, o jogador não pode atrasar o jogo demorando injustificadamente.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 6-7:
Jogo por buracos – Perda do buraco; Jogo por pancadas – Duas pancadas. Competições contra “Bogey” ou “Par” – ver Nota 2 da Regra 32-1a. Competições “Stableford” – ver Nota 2 da Regra 32-1b.
Por infração subsequente – Desclassificação.
Nota 1:
Se o jogador atrasar indevidamente o jogo entre o jogo de dois buracos, está a atrasar o jogo do buraco seguinte e, excepto nas competições contra “Bogey”, contra “Par” ou “Stableford” (ver Regra 32), a penalidade aplica-se nesse buraco.
Nota 2:
A fim de evitar o jogo lento, a Comissão Técnica pode estabelecer, no Regulamento da competição (Regra 33-1), orientação sobre a cadência de jogo, incluindo o tempo máximo para jogar uma volta convencional, um buraco ou dar uma pancada.
Em jogo por buracos a Comissão Técnica pode, no Regulamento, alterar a penalidade por infração a esta Regra da seguinte forma:
Primeira infração – perda de buraco;
Segunda infração – perda de buraco;
Por infração subsequente – Desclassificação.
Em jogo por pancadas, a Comissão Técnica pode, no Regulamento, alterar a penalidade por infração a esta Regra da seguinte forma:
Primeira infração – uma pancada; Segunda infração – duas pancadas;
Por infração subsequente – Desclassificação.
6-8. Interrupção do Jogo; Recomeço do Jogo
a. Quando é Permitida
O jogador não pode interromper o jogo, a não ser que:
(i) A Comissão Técnica tenha suspendido o jogo;
(ii) julgue estar em perigo devido a relâmpagos;
(iii) aguarde uma decisão da Comissão Técnica sobre um ponto em
dúvida ou controverso (ver Regras 2-5 e 34-3); ou,
(iv) haja qualquer outra razão forte como doença súbita.
Mau tempo não é, por si só, razão suficiente para interromper o jogo. Se o jogador interromper o jogo sem autorização expressa da Comissão
Técnica, ele tem de se apresentar à Comissão tão breve quanto possível, expondo as suas razões. Procedendo assim e se a Comissão considerar as suas razões satisfatórias, não há penalidade. Caso contrário o jogador, é desclassificado.
Excepção em partidas por buracos:
Os jogadores que interrompam uma partida por buracos por acordo mútuo não estão sujeitos a desclassificação, a não ser que ao fazê-lo a competição seja atrasada.
Nota:
Sair do campo não constitui por si só, interrupção do jogo.
b. Procedimento quando a Comissão Técnica Suspende o Jogo Quando o jogo é suspenso pela Comissão Técnica, se os jogadores numa partida ou grupo se encontram entre o jogo de dois buracos, não podem recomeçar o jogo antes de a Comissão Técnica dar ordem para tal. Se já começaram o jogo de um buraco, podem interromper o jogo imediatamente, ou continuar a jogar o buraco desde que o façam sem demora. Se os jogadores escolheram continuar o jogo do buraco, é-lhes permitido interromper antes de o terminarem. Em qualquer dos casos, o jogo tem de ser interrompido logo que terminem o buraco.
Os jogadores têm que recomeçar o jogo quando a Comissão Técnica der ordem para tal.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 6-8b:
Desclassificação.
Nota:
A Comissão Técnica pode estabelecer, nas condições de uma competição (Regra 33-1) que, em situações potencialmente perigosas, o jogo tem que ser imediatamente interrompido logo que a Comissão Técnica suspender o jogo. Se um jogador não interromper o jogo imediatamente, é desclassificado a não ser que as circunstâncias justifiquem a abolição da penalidade conforme prescrito na Regra 33-7.
c. Levantar a Bola quando o Jogo é Interrompido
Quando um jogador interrompe o jogo de um buraco ao abrigo da Regra 6-8a), ele pode levantar a sua bola sem penalidade, apenas se a Comissão Técnica tiver suspendido o jogo ou haja razão válida para a levantar. Antes de levantar a bola o jogador tem de marcar a sua posição. Se o jogador interromper o jogo e levantar a bola sem autorização expressa da Comissão Técnica ele deve, ao apresentar-se à Comissão Técnica (Regra 6-8a), relatar o levantamento da bola.
Se o jogador levantou a bola sem uma razão válida para o fazer, não marcou a posição da bola antes de a levantar ou não relatou à Comissão Técnica o levantamento da bola, incorre na penalidade de uma pancada.
d. Procedimento quando o Jogo Recomeça
O jogo tem de recomeçar do local onde foi interrompido, mesmo que o recomeço ocorra num dia subsequente. O jogador, seja antes ou quando o joga recomeça, tem de proceder do seguinte modo:
(i) Se o jogador levantou a bola, tem de, desde que a tenha levantado de acordo com a Regra 6-8c), colocar a bola original ou uma bola de substituição no ponto onde a bola original foi levantada. Caso contrário a bola original deve ser recolocada;
(ii) Se o jogador não levantou a sua bola, ele pode, desde que tenha o direito de a levantar conforme a Regra 6-8c), levantar, limpar e recolocar a bola ou substitui-la, no local de onde a bola original foi levantada. Antes de levantar a bola, tem de marcar a sua posição; ou
(iii) Se a bola do jogador ou o marcador se moveu (ainda que por vento ou por água) enquanto o jogo esteve interrompido, uma bola ou um marcador deve ser colocado no local de onde a bola original ou o marcador se moveram.
Nota:
Se não for possível determinar o local onde a bola deve ser colocada, este local deve ser estimado e a bola colocada no referido local estimado. As determinações da Regra 20-3c) não se aplicam.
*PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 6-8d:
Jogo por buracos – Perda do buraco; Jogo por pancadas – Duas pancadas.
*se um jogador incorrer na penalidade geral por violação da Regra 6-8d), não há penalidade adicional ao abrigo da Regra 6-8c.
Regra 7 - Treino
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
7-1. Antes ou entre Voltas
a. Jogo por Buracos
Em qualquer dia de uma competição por buracos, o jogador pode treinar no campo da competição antes da prova.
b. Jogo por Pancadas
Antes de uma volta ou desempate em qualquer dia de uma competição por pancadas, um competidor não pode treinar no campo onde tem lugar a competição, nem experimentar a superfície de qualquer dos seus “greens” rolando uma bola, raspando ou alisando a respectiva superfície.
Quando duas ou mais voltas de uma competição por pancadas se jogam em dias consecutivos, um competidor não pode treinar entre essas voltas em qualquer campo da competição que ainda falte jogar, nem experimentar a superfície de qualquer dos seus “greens” rolando uma bola, raspando ou alisando a respectiva superfície.
Exceção:
É permitido treinar “putts” ou “chips” sobre ou perto do primeiro ponto de partida ou em qualquer área de treino, antes de começar uma volta ou desempate.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 7-1b:
Desclassificação.
Nota:
No regulamento ou condições de competição (Regra 33-1), a Comissão Técnica pode proibir o treino no campo da competição em qualquer dia de uma prova por buracos ou permitir o treino na campo da competição ou em parte dele (Regra 33-2c) em qualquer dia ou entre voltas de uma prova por pancadas.
7-2. Durante a Volta
Um jogador não pode executar nenhuma pancada de treino durante o jogo de um buraco.
Entre o jogo de dois buracos, o jogador não pode executar nenhuma pancada de treino, excepto “putts” ou “chips” sobre ou perto:
a. do “green” do último buraco jogado,
b. de qualquer “green” de treino ou
c. do ponto de partida do buraco seguinte a ser jogado na volta, desde que a pancada de treino não seja feita a partir de um obstáculo nem originem demora injustificada no jogo (Regra 6-7).
Pancadas dadas na continuação do jogo de um buraco cujo resultado já está decidido, não são pancadas de treino.
Exceção:
Quando o jogo tiver sido suspenso pela Comissão Técnica, um jogador pode treinar antes de recomeçar o jogo, (a) conforme previsto nesta Regra, (b) em qualquer parte que não seja o campo da competição ou (c) conforme outra forma autorizada pela Comissão Técnica.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 7-2:
Jogo por buracos - perda do buraco; Jogo por pancadas - Duas pancadas.
Na hipótese de a infração se verificar entre o jogo de dois buracos, a penalidade aplica-se ao buraco seguinte.
Nota 1:
O movimento de ensaio com um taco não é uma pancada de treino e pode executar-se em qualquer local, desde que o jogador não infrinja as Regras.
Nota 2:
A Comissão Técnica pode, no Regulamento da Competição (Regra 33-1) proibir:
(a) que se treine sobre ou perto do último “green” jogado e
(b) que se role uma bola sobre o último “green” jogado.
Regra 8 - Conselho; Indicação de Linha de Jogo
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
8-1. Conselho
Durante uma volta convencional, um jogador não deve:
a. dar conselhos a alguém na competição que esteja a jogar no campo que não seja o seu parceiro
b. pedir conselho a alguém que não seja o seu parceiro ou qualquer dos seus “caddies”.
8-2. Indicação da Linha de Jogo
a. Em outro local que não no “green”
Excepto quando a bola está no “green”, qualquer pessoa pode indicar a linha de jogo a um jogador, mas ninguém pode estar colocado
junto do jogador para esse efeito sobre ou perto da linha ou no prolongamento dessa linha para além do buraco, durante a execução da pancada. Qualquer marca colocada pelo jogador ou com o seu conhecimento, com o fim de indicar a linha de jogo, deve ser removida antes de a pancada ser executada.
Exceção:
Bandeira assistida ou suspensa – ver Regra 17-1.
b. No “green”
Quando a bola do jogador está no “green”, a linha de “putt” pode ser indicada antes, mas não durante a execução da pancada pelo jogador, pelo seu parceiro ou qualquer um dos seus “caddies”; ao fazê-lo, o “green” não pode ser tocado. Não deve ser colocada qualquer marca com o fim de indicar a linha de “putt”.
(Tocar na linha de “putt” – ver Regra 16-1a)
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA:
Jogo por buracos – perda do buraco; Jogo por pancadas – duas pancadas.
Nota:
A Comissão Técnica pode, no Regulamento de uma competição por equipas (Regra 33-1), autorizar que cada equipa nomeie uma pessoa que pode dar conselhos (incluindo indicar a linha de “putt”) aos elementos dessa equipa. A Comissão Técnica pode estabelecer condições sobre a pessoa a ser nomeada e a conduta que lhe é permitida, devendo essa pessoa ser identificada à Comissão Técnica antes de dar qualquer conselho.
Regra 9 - Informação sobre o Número de Pancadas Dadas
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
9-1. Geral
O número de pancadas dadas por um jogador inclui as pancadas de penalidade em que incorreu.
9-2. Jogo por Buracos
a. Informação do Número de Pancadas Dadas
Durante o jogo de um buraco, um adversário tem o direito de saber de um jogador quantas pancadas ele já deu e, no final do buraco, com quantas pancadas terminou esse buraco.
b. Informação Errada
Um jogador não pode dar informações erradas ao seu adversário. Se um jogador der informações erradas, ele perde o buraco.
Considera-se que um jogador deu informações erradas se:
(i) não informar o seu adversário, tão rápido quanto possível, que incorreu numa penalidade, a não ser que: (a) tenha claramente actuado em infração a uma Regra que implique penalidade e tal tenha sido observado pelo adversário ou (b) corrija o erro antes de o seu adversário executar a próxima pancada; ou
(ii) der informação errada durante o jogo de um buraco relativa ao número de pancadas dadas e não corrigir o erro antes do seu adversário dar a sua próxima pancada; ou
(iii) der informação errada relativa ao número de pancadas com que acabou o buraco e isso afectar o entendimento por parte do adversário quanto ao resultado do buraco, a menos que corrija o erro antes de qualquer jogador jogar do próximo ponto de partida ou, no caso de se tratar do último buraco da competição, antes de todos os jogadores saírem do “green”.
Um jogador dá informação errada, mesmo que isso resulte do facto de não incluir uma penalidade que ele não sabia que tinha incorrido. É da responsabilidade do jogador conhecer as Regras.
9-3. Jogo por pancadas
Um competidor que incorra numa penalidade deve informar o seu marcador logo que possível.