Os Tacos e a Bola
Regra 4 - Os Tacos
Para especificações detalhadas e interpretações sobre a conformidade dos tacos de acordo com a Regra 4 e o processo de consulta e submissão no que se refere a tacos, ver Apêndice II.
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45
a. Geral
Os tacos de um jogador têm que satisfazer o estabelecido nesta Regra e as especificações e interpretações descritas no Apêndice II.
Nota: A Comissão Técnica, no Regulamento de uma Competição (Regra 33-1), pode exigir que qualquer “driver” transportado
pelo jogador tenha que ter a respectiva cabeça identificada pelo modelo e “loft” com que é referida na Lista em vigor de Drivers em Conformidade publicada pelo R&A.
b. Desgaste e Modificações
Um taco que está conforme com as Regras quando novo, considera- se estar conforme após desgaste resultante da sua utilização normal. Qualquer parte de um taco que tenha sido propositadamente alterado é considerado como novo e deve satisfazer as Regras depois de modificado.
4-2. Características de Jogo Alteradas e Materiais Estranhos
a. Características de Jogo Alteradas
Durante a volta convencional, as características de jogo de um taco não podem ser propositadamente alteradas por ajustamento ou qualquer outro meio.
b. Materiais Estranhos
Não é permitido aplicar à face do taco qualquer material estranho com vista a influenciar o movimento da bola.
*PENALIDADE POR TRANSPORTAR MAS NÃO USAR QUALQUER TACO OU TACOS EM VIOLAÇÃO DAS REGRAS 4-1 OU 4-2:
Jogo por Buracos - Ao concluir-se o buraco durante o qual se descobre a infração, a situação da partida é ajustada subtraindo um buraco por cada buraco em que ocorreu a infração. Dedução máxima por volta: dois buracos.
Jogo por Pancadas - Duas pancadas por cada buraco em que se verificou a infração; penalidade máxima por volta: quatro pancadas (duas pancadas em cada um dos dois primeiros buracos em que a infração ocorreu).
Jogo por Buracos ou Jogo por Pancadas - Se a infração foi descoberta entre o jogo de dois buracos, considera-se que é descoberta durante o jogo do buraco seguinte e a penalidade aplica-se de acordo com o estabelecido.
Competições contra “Bogey” ou “Par” - Ver Nota 1 da Regra 32-1a.
Competições Stableford - Ver Nota 1 da Regra 32-1b.
*Qualquer taco ou tacos transportados em violação das Regras 4-1 ou 4-2 têm que ser declarados fora de jogo pelo jogador ao seu oponente em jogo por buracos, ou ao seu marcador ou concorrente em jogo por pancadas, logo que se verifique a infração. Se tal não for feito, o jogador é desclassificado.
PENALIDADE POR DAR UMA PANCADA COM TACO QUE VIOLE AS REGRAS 4-1 E 4-2:
Desclassificação.
4-3. Tacos Estragados; Reparação e Substituição
a. Estragos Ocorridos no Decurso da Forma Normal de Jogo
Se, durante a volta convencional, um taco de um jogador se danificar no decurso da forma normal de jogo, o jogador pode:
(i) usar o taco no estado danificado pelo resto da volta convencional, ou
(ii) reparar o taco desde que não provoque demora injustificada do jogo ou,
(iii) como opção adicional, e apenas se o taco estiver impróprio para jogar, substituir o taco estragado por qualquer outro. A substituição de um taco não pode provocar demora injustificada de jogo (Regra 6-7) nem pode ser feita por empréstimo de qualquer taco escolhido para jogar por outra pessoa a jogar no campo ou por montagem de componentes transportados pelo ou para o jogador durante a volta convencional.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 4-3a:
Ver penalidade à Regra 4-4a ou b, e Regra 4-4c.
Nota: Um taco está impróprio para jogar quando está substancialmente danificado, por exemplo com a vareta torcida, significativamente dobrada ou partidas em pedaços; a cabeça do taco solta ou significativamente deformada; ou a pega solta. Um taco não está impróprio para jogar apenas porque o “lie” ou o “loft” estão alterados ou a cabeça está riscada.
b. Estragos Ocorridos sem ser no Decurso da Forma Normal do Jogo
Se, durante a volta convencional, um taco de um jogador sofrer danos por razões que não tenham a ver com a forma normal de jogo, tornando-o não conforme ou alterando as suas características de jogo, esse taco não pode ser utilizado novamente nem substituído durante essa volta.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 4-3b:
Desclassificação.
c. Estragos Ocorridos Antes da Volta
Um jogador pode usar um taco que se tenha danificado antes da volta, desde que o taco, no estado danificado, esteja conforme com as Regras.
Os danos ocorridos num taco antes da volta, podem ser reparados durante a volta, desde que as suas características de jogo não sejam alteradas e a reparação não provoque demora injustificada do jogo (Regra 6-7).
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 4-3c:
Ver penalidade à Regra 4-1 ou 4-2.
(Demora injustificada – ver Regra 6-7)
4-4. Máximo de Catorze Tacos
a. Escolha e Substituição de Tacos
Um jogador não pode começar uma volta convencional com mais de catorze tacos. O jogador está limitada aos tacos escolhidos para essa volta, excepto se ele começou essa volta com menos do que catorze tacos, ele pode adicionar qualquer numero de tacos, desde que o número total não exceda catorze.
A adição de taco ou tacos não pode provocar demora injustificada do jogo (Regra 6-7) e o jogador não pode adicionar nem pedir emprestado nenhum taco escolhido para jogar por parte de qualquer outra pessoa a jogar no campo ou por montagem de componentes transportados pelo ou para o jogador durante a volta convencional.
b. Parceiros podem partilhar Tacos
Os parceiros podem partilhar tacos, desde que o número total de tacos por eles transportados não exceda catorze.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 4-4 a ou b, INDEPENDENTEMENTE DO NÚMERO DE TACOS TRANSPORTADOS EM EXCESSO
Jogo por Buracos – Ao concluir-se o buraco durante o qual se descobre a infração, a situação da partida é ajustada subtraindo um buraco por cada buraco em que ocorreu a infração. Dedução máxima por volta: dois buracos.
Jogo por Pancadas – Duas pancadas por cada buraco em que se verificou a infracção; penalidade máxima por volta: quatro pancadas (duas pancadas em cada um dos dois primeiros buracos em que a infração ocorreu).
Jogo por buracos ou jogo por pancadas – Se a infração foi descoberta entre o jogo de dois buracos, considera-se que é descoberta durante o jogo do último buraco terminado e a penalidade pela infração à Regra 4-4 a) ou 4-4 b) não se aplica ao buraco seguinte.
Competições contra “Bogey” ou “Par” – ver Nota 1 da Regra 32-1a. Competições “Stableford” – ver Nota 1 da Regra 32-1b.
c. Tacos em Excesso Declarados Fora de Jogo
Qualquer taco transportado ou utilizado em infração as Regras 4-3a(iii) e 4-4 tem que ser declarado fora de jogo pelo jogador ao seu adversário em jogo por buracos, ou ao seu marcador ou concorrente em jogo por pancadas, logo que se tenha detectado ter havido infração. O jogador não pode voltar a utilizar esse ou esses tacos no resto da volta convencional.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 4-4c:
Desclassificação.
Regra 5 - A Bola
Para especificações detalhadas e interpretações sobre a conformidade das bolas de acordo com a Regra 5 e o processo de consulta e submissão no que se refere a bolas, ver Apêndice III.
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
5-1. Geral A bola jogada por um jogador tem de satisfazer as características especificadas no Apêndice III. Nota: A Comissão Técnica pode exigir, no Regulamento de uma competição (Regra 33-1), que a bola que o jogador joga esteja incluída na Lista de Bolas de Golfe Aprovadas, publicada pelo R&A.
5-2. Materiais Estranhos
À bola que o jogador joga, não pode ter aplicado qualquer material estranho, com vista a alterar as suas características de jogo.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 5-1 ou 5-2:
Desclassificação.
5-3. Bola Imprópria para Jogar
Uma bola está imprópria para jogar quando está visivelmente cortada, estalada ou deformada. Uma bola não está imprópria para jogar apenas porque tem lama ou outros materiais aderentes, ou porque tem a superfície riscada ou arranhada, ou a tinta estragada ou desbotada.
Se um jogador tiver razões para pensar que a sua bola ficou imprópria para jogar no decurso do jogo do buraco que está a ser jogado, ele pode levantar a bola sem penalidade para verificar se ela está imprópria ou não. Antes de levantar a bola, o jogador tem de informar o seu adversário
no caso de jogo por buracos, ou o seu marcador ou concorrente no caso de jogo por pancadas, da intenção de o fazer, e tem de marcar a posição da bola. O jogador pode depois levantar e examinar a bola, desde que dê ao seu adversário, marcador ou concorrente a oportunidade de examinar a bola e de observar o levantar e recolocar da bola. A bola não pode ser limpa quando levantada ao abrigo da Regra 5-3.
Se o jogador não cumprir com este procedimento, no todo ou em parte, ou levantar a bola sem haver razão para se acreditar que a bola possa estar impropria para jogar o buraco que está a ser jogado, incorre na penalidade de uma pancada.
Se se verificar que a bola ficou imprópria para jogar no decorrer do jogo do buraco que está a ser jogado, o jogador pode substituir a bola por outra, colocando-a no ponto onde estava a bola original.
Caso contrário, a bola original tem de ser recolocada. Se um jogador substituir uma bola quando tal não é permitido e executar uma pancada na bola incorrectamente substituída, incorre na penalidade geral por infração à Regra 5-3, mas não lhe é aplicada qualquer penalidade adicional por força desta Regra ou da Regra 15-2.
Se uma bola se partir em pedaços em consequência de uma pancada, a pancada é anulada e o jogador tem de jogar outra bola, sem penalidade, de tão perto quanto possível do ponto de onde a bola original foi jogada (ver Regra 20-5).
*PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 5-3:
Jogo por Buracos - Perda do buraco; Jogo por Pancadas - Duas pancadas.
*Se um jogador incorrer na penalidade geral por infração à Regra 5-3, não lhe é aplicada qualquer penalidade adicional por força desta Regra.
Nota 1: Se o adversário, marcador ou concorrente quiser contestar a declaração de bola imprópria para jogar, deve fazê-lo antes de o jogador jogar outra bola.
Nota 2: Se o local original da bola a ser colocada ou recolocada tiver sido alterado, ver Regra 20-3b.
(Limpar a bola levantada no “green” ou sob qualquer outra Regra, ver Regra 21)