Secção III - As Regras do Jogo
Regra 1 - O Jogo
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições – ver pag.30-45.
1-1. Geral
O Jogo de Golfe consiste em jogar uma bola com um taco desde o ponto de partida até ao buraco, executando uma pancada, ou pancadas sucessivas em conformidade com as Regras.
1-2. Exercer Influência sobre o Movimento da Bola ou Alterar as Condições Físicas
Um jogador não pode: (i) exercer qualquer acção com a intenção
de influenciar o movimento de uma bola em jogo, ou (ii) alterar as condições físicas com a intenção de afectar o jogo do buraco.
Exceções:
1. Uma acção expressamente permitida ou expressamente proibida por outra Regra está sujeita a essa outra Regra e não à Regra 1-2.
2. Uma acção tomada com o único propósito de cuidar do campo não é uma infracção à Regra 1-2.
*PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 1-2:
Jogo por buracos - Perda do buraco; Jogo por pancadas - duas pancadas
*No caso de se tratar de uma violação grave da Regra 1-2, a Comissão Técnica pode aplicar a penalidade de desclassificação.
Nota 1: Considera-se que o jogador incorreu numa violação grave da Regra 1-2 se a Comissão Técnica entender que a acção tomada em infracção a esta Regra permitiu a esse jogador ou a qualquer outro ganhar uma vantagem significativa ou colocou outro jogador que não o respectivo parceiro em significativa desvantagem.
Nota 2: Em jogo por pancadas, excepto quando se trate de uma infracção grave que resulte em desclassificação, um jogador em infração à Regra
1-2 relativamente ao movimento da sua própria bola tem de jogar a bola do local onde ela foi parada ou, se o movimento da bola foi desviado, do local onde ela veio ficar parada. Se o movimento da bola de um jogador foi intencionalmente influenciado por um concorrente ou outro agente externo, aplica-se a Regra 1-4 ao jogador (ver nota à Regra 19-1).
1-3. Acordo em Abolir Regras
Os jogadores não podem, por acordo, abolir a aplicação de qualquer Regra ou eliminar qualquer penalidade em que tenham incorrido.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 1-3:
Jogo por buracos – desclassificação de ambos os lados;
Jogo por pancadas – desclassificação dos competidores em causa.
(Acordo para jogar fora de vez em jogo por pancadas – ver a Regra 10-2 c)
1-4. Situações não Previstas nas Regras
Se qualquer situação controversa não estiver prevista nas Regras, a decisão deve ser tomada com base na equidade.
Regra 2 - Jogo Por Buracos
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
2-1. Geral
Uma partida consiste em um lado jogar contra outro ao longo de uma volta convencional, a menos que algo diferente seja estabelecido pela Comissão Técnica.
No jogo por buracos as partidas são disputadas buraco a buraco.
A não ser que algo diferente seja estabelecido nas Regras, o lado que meter a bola no buraco em menos pancadas, ganha esse buraco. Em partidas com abono, o resultado líquido mais baixo ganha o buraco. O estado da partida expressa-se da seguinte forma: tantos “buracos acima” ou “empatado”, e tantos “por jogar”.
Um lado diz-se “dormie” quando está tantos buracos acima quantos os que faltam jogar.
2-2. Buraco Empatado
Um buraco é empatado quando os dois lados o terminam com o mesmo número de pancadas.
Se um jogador incorrer numa penalidade depois de terminar um buraco quando o seu adversário ainda tem uma pancada para empatar, considera- se que o buraco fica empatado.
2-3. Vencedor da Partida
Uma partida é ganha quando um lado está a ganhar por um número de buracos superior ao número dos que faltam jogar.
Se existir um empate, a Comissão Técnica pode prolongar a volta convencional pelo número de buracos necessários para que se encontre um vencedor.
2-4. Conceder a Partida, o Buraco e a Pancada Seguinte Um jogador pode conceder uma partida ao adversário, em qualquer altura, antes de começar ou de terminar essa partida.
Um jogador pode conceder um buraco ao adversário, em qualquer altura, antes de começar ou de terminar esse buraco.
Um jogador pode conceder ao seu adversário a próxima pancada, em qualquer altura, desde que a bola do adversário esteja parada. Considera- se que o adversário meteu a bola no buraco com a sua próxima pancada e a bola pode ser retirada por qualquer dos lados. Uma concessão não pode ser rejeitada nem retirada.
(Bola na borda do buraco – ver Regra 16-2)
2-5. Dúvidas em como Proceder; Disputas e Reclamações
Em jogo por buracos, se surgir uma dúvida ou controvérsia entre os jogadores, um qualquer jogador pode apresentar uma reclamação. Se um representante da Comissão Técnica não estiver disponível dentro de
tempo razoável, os jogadores têm que continuar o jogo sem demora. A Comissão Técnica só pode considerar uma reclamação se esta foi feita em tempo oportuno e se o jogador que a apresenta deu conhecimento ao seu adversário logo no momento (i) que vai apresentar uma reclamação ou
quer uma decisão sobre as Regras, (ii) dos factos pelos quais vai reclamar ou sobre os quais quer uma decisão sobre as Regras.
Considera-se que uma reclamação é feita em tempo oportuno se, quando o jogador toma conhecimento das circunstâncias que justificam a reclamação a apresenta (i) antes de qualquer jogador da partida jogar do ponto de partida seguinte ou, (ii) no caso do último buraco da partida, antes de todos os jogadores saírem do “green” ou, (iii) quando as circunstâncias que justificam a reclamação só serem conhecidas depois de todos os jogadores da partida terem saído do “green” no último buraco, a apresenta antes do resultado da partida ter sido oficialmente anunciado.
Uma reclamação relativa a factos ocorridos num buraco anterior da partida só poderá ser considerada pela Comissão Técnica, se for baseada em factos previamente desconhecidos do jogador que faz a reclamação e lhe tenha sido dada uma informação errada por um adversário (Regra 6-2a e 9).
Também neste caso, a reclamação tem que ser apresentada em tempo oportuno.
Se o resultado da partida tiver sido oficialmente anunciado, uma reclamação não pode ser considerada pela Comissão Técnica, a menos que (i) se baseie em factos que, no momento em que o resultado da partida é oficialmente anunciado, eram desconhecidos do jogador que a apresenta, (ii) que ao jogador que a apresenta tenha sido dada informação errada por um adversário e, (iii) o adversário soubesse que estava a dar informação errada. Neste caso não há tempo limite para que a reclamação seja considerada.
Nota 1: Um jogador pode não considerar uma infracção às Regras cometida pelo seu adversário, desde que não haja acordo entre os lados para abolir a aplicação de qualquer Regra (Regra 1-3).
Nota 2: Em jogo por buracos, se um jogador está em dúvida dos seus direitos ou dos procedimentos correctos, não pode completar o buraco com duas bolas.
2-6. Penalidade Geral
A penalidade por infracção a uma Regra em partidas por buracos é a perda do buraco, exceto quando algo diferente seja estabelecido.
Regra 3 - Jogo Por Pancadas
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições – ver pag.30-45.
3-1. Geral; Vencedor
Uma competição por pancadas consiste em os competidores completarem cada buraco da volta convencional ou voltas e, para cada volta, entregar um cartão de resultados no qual foram registados os resultados “gross” de cada buraco. Cada competidor está a jogar contra cada um dos outros competidores.
O competidor que fizer a volta convencional, ou voltas em menor número de pancadas, é o vencedor.
Numa competição com abono, o competidor com menor resultado líquido na volta convencional, ou voltas, é o vencedor.
3-2. Não Terminar o Buraco
Se um competidor não meter a bola no buraco, em qualquer buraco, e não corrigir o seu erro antes de dar uma pancada do ponto de partida seguinte ou, no caso do último buraco da volta, antes de sair do “green”, é desclassificado.
3-3. Dúvidas quanto à Forma de Proceder
a. Procedimento para o Competidor
Apenas em partidas por pancadas, se um competidor tem dúvidas quanto aos seus direitos ou forma correta de proceder durante o jogo de um buraco, ele pode, sem penalidade, completar o buraco com duas bolas. Para proceder de acordo com esta Regra, ele deve decidir jogar duas bolas depois da situação dúbia acontecer e antes de adoptar qualquer procedimento (p.ex., dar uma pancada na bola original).
O competidor deve anunciar ao seu marcador ou a um concorrente:
• que tenciona jogar duas bolas; e
• qual a bola que ele pretende que conte se as Regras permitirem o procedimento usado para essa bola.
Antes de devolver o seu cartão de resultados, o competidor tem de relatar a situação à Comissão Técnica. Se não proceder assim, ele é desclassificado.
Se o competidor tomar qualquer ação antes de decidir jogar duas bolas, ele não procedeu de acordo com a Regra 3-3 e o resultado com a bola original é o que conta. O competidor não incorre em penalidade por jogar a segunda bola.
b. Decisão da Comissão Técnica para Resultado no Buraco Quando o competidor procedeu de acordo com esta Regra, a Comissão Técnica decidirá o seu resultado como se segue:
(i) Se, antes de tomar qualquer ação, o competidor anunciou qual a bola ele deseja que conte e, desde que as Regras permitam o procedimento usado para a bola escolhida, o resultado com essa bola é o que conta. Se as Regras não permitirem o procedimento usado para a bola escolhida, o resultado com a outra bola é o que conta, desde que as Regras permitam o procedimento usado com essa bola.
(ii) Se, antes de tomar qualquer ação, o competidor não anunciou qual a bola ele deseja que conte, o resultado com a bola original é o que conta desde que as Regras permitam o procedimento usado para essa bola. De outra forma, o resultado feito com a outra bola é o que conta desde que as Regras permitam o procedimento usado com essa bola.
(iii) Se as Regras não permitirem os procedimentos usados com ambas as bolas, o resultado feito com a bola original é o que conta, a não ser que o competidor tenha cometido uma infracção grave com essa bola jogando de local errado. Se o competidor cometeu uma infracção grave ao jogar uma bola, o resultado obtido com a outra bola é o que conta, não obstante o facto de as Regras não permitirem o procedimento usado para essa bola. Se o competidor cometer infracção grave com ambas as bolas, ele é desclassificado.
Nota 1: “desde que as Regras permitam o procedimento usado para uma bola” significa que, depois de a Regra 3-3 ser invocada, ou (a) a bola original é jogada do local onde foi ficar em repouso e é permitido jogar de tal local ou, (b) as Regras permitem o procedimento adoptado para a bola e a bola é posta em jogo da maneira adequada e no local correto como enunciado nas Regras.
Nota 2: Se o resultado com a bola original é para contar, mas a bola original não é uma das bolas em jogo, a primeira bola posta em jogo considera-se que é a bola original.
Nota 3: Depois de esta Regra ser invocada, as pancadas feitas com
a bola que não conta, e as pancadas de penalidade incorridas apenas por jogar essa bola, não são consideradas. Uma segunda bola jogada de acordo com a Regra 3-3, não é uma bola provisória de acordo com a Regra 27-2.
(Bola jogada de local errado – ver Regra 20-7c)
3-4. Recusa em Cumprir uma Regra
Se um competidor se recusar a cumprir uma Regra que afete os direitos de outro competidor, ele é desclassificado.
3-5. Penalidade Geral
A penalidade por infração a uma Regra em partidas por pancadas é de duas pancadas, exceto quando estiver estabelecido algo diferente.