REGRAS DO GOLFE
SEGUNDO A ROYAL AND ANCIENT GOLF CLUB OF ST. ANDREWS (R&A)
Administração
Regra 33 - A Comissão Técnica
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
33-1. Regulamentos; Abolição de Regras
A Comissão Técnica tem de elaborar o regulamento segundo o qual uma competição deve ser jogada.
A Comissão Técnica não tem competência para abolir uma Regra de Golfe.
O número de buracos de uma Volta Convencional não pode ser reduzido uma vez o jogo para essa volta tenha começado.
Algumas Regras específicas, relativas ao jogo por pancadas, são tão substancialmente diferentes das que regem o jogo por buracos, que jogar as duas modalidades simultaneamente não é prático e não é permitido. O resultado da partida por buracos jogada nestas condições é nulo e sem efeito e, em partidas por pancadas os competidores são desclassificados.
Em provas por pancadas, a Comissão Técnica pode limitar as atribuições de um juiz árbitro.
33-2. O campo
a. Definição dos Limites e Margens
A Comissão Técnica tem de definir rigorosamente:
(i) o campo e o fora de limites,
(ii) as margens dos obstáculos de água e dos obstáculos de água laterais,
(iii) o terreno em reparação, e
(iv) as obstruções e tudo o que é parte integrante do campo.
b. Buracos Novos
Devem abrir-se novos buracos no dia em que começa uma competição por pancadas e sempre que a Comissão Técnica o considere necessário, mas desde que todos os competidores numa volta joguem com os buracos colocados na mesma posição.
Exceção:
Quando for impossível reparar um buraco estragado de maneira que ele fique conforme a sua Definição, a Comissão Técnica pode mandar abrir um buraco novo numa nova posição semelhante e próxima daquele.
Nota:
Quando uma só volta é para ser jogada em mais do que um dia, a Comissão Técnica pode estabelecer no regulamento da competição (Regra 33-1) que os buracos e os pontos de partida podem estar em locais diferentes em cada dia da competição, desde que, em cada dia, todos os competidores joguem com os buracos e os pontos de partida na mesma posição.
c. Local de Treino
Quando não existir uma zona para treino fora dos limites de um campo de competição, a Comissão Técnica deve, se isso for possível, definir o local em que os jogadores podem treinar em qualquer dia da competição. Em qualquer dos dias de uma competição por pancadas, a Comissão Técnica não deve, normalmente, permitir que se treine sobre ou para um ‘‘green’’ ou a partir de um obstáculo do campo da competição.
d. Campo Injogável
Se a Comissão Técnica ou um seu representante autorizado considerarem que, por qualquer motivo, o campo não está em condições para se jogar ou que existem circunstâncias que tornam impossível jogar em condições normais, pode, tanto em jogo por buracos como em jogo por pancadas, determinar a suspensão temporária do jogo ou, em jogo por pancadas, declarar a volta anulada e cancelada invalidando todos os resultados obtidos na volta em questão. Quando uma volta é cancelada, todas as penalidades em que os jogadores tenham incorrido nessa volta são canceladas.
(Procedimento no caso de interrupção e de recomeço do jogo - ver a Regra 6-8)
33-3. Horas de Saída e Grupos
A Comissão Técnica tem de estabelecer as horas de saída e, em partidas por pancadas, formar os grupos em que os competidores têm que jogar.
Quando uma prova por buracos for jogada num período alargado, a Comissão Técnica deve estabelecer a data limite para a conclusão de cada volta. Quando os jogadores forem autorizados a marcar as datas das partidas dentro desses limites, a Comissão Técnica deve anunciar que a partida tem que ser jogada numa hora definida no último dia do prazo, a não ser que os jogadores concordem jogar em data anterior.
33-4. Tabela de Pancadas de Abono
A Comissão Técnica tem de elaborar uma tabela indicando a ordem dos buracos em que devem ser dadas ou recebidas as pancadas de abono.
33-5. Cartão de Resultados
Em competições por pancadas, a Comissão Técnica tem de preparar para cada competidor, um cartão contendo a data e o nome do competidor ou, no caso de partidas a quatro jogadores ou a quatro bolas por pancadas, os nomes dos competidores.
Em competições por pancadas, a Comissão Técnica é responsável pela soma dos resultados obtidos nos diferentes buracos e pela aplicação do abono indicado registado no cartão de resultados.
Em competições a quatro bolas por pancadas, a Comissão Técnica é responsável pelo apuramento do resultado da melhor bola em cada buraco, aplicando simultaneamente os abonos indicados no cartão de resultados, e pela soma dos resultados da melhor bola.
Em competições contra “Bogey”, ‘‘Par’’ ou ‘‘Stableford’’, a Comissão Técnica é responsável pela aplicação do abono indicado registado no cartão de resultados, pela determinação do resultado em cada buraco e pelo resultado total ou total de pontos.
Nota:
A Comissão Técnica pode solicitar que cada competidor registe a data e o seu nome no seu cartão de resultados.
33-6. Forma de Desempate
A Comissão Técnica tem de indicar a forma, dia e hora para a resolução de um empate em competições por buracos ou por pancadas quer se jogue com ou sem abono.
Uma partida por buracos, empatada, não pode ser decidida em jogo por pancadas. Uma partida por pancadas, empatada, não pode ser decidida em jogo por buracos.
33-7. Desclassificação; Poder Discricionário da Comissão Técnica
Uma penalidade de desclassificação pode, em casos concretos excepcionais, ser anulada, modificada ou imposta, se a Comissão Técnica julgar que essa decisão é apropriada.
Qualquer penalidade que não seja a desclassificação não pode ser alterada ou anulada.
Se a Comissão Técnica considerar que um jogador é culpado de uma infração grave à Etiqueta, pode impor uma penalidade de desclassificação de acordo com esta Regra.
33-8. Regras Locais
a. Directrizes
A Comissão Técnica pode estabelecer Regras Locais tendo em atenção condições locais anormais, desde que elas estejam de acordo com as diretrizes indicadas no Apêndice I.
b. Anular ou Modificar uma Regra
Uma Regra de Golfe não pode ser anulada por uma Regra Local. Contudo, se a Comissão Técnica considerar que condições locais anormais interferem com a maneira correcta de jogar o jogo, a ponto de ser necessário fazer uma Regra Local que modifique as Regras, essa Regra Local tem de ser aprovada pelo R&A.
Regra 34 - Reclamações e Decisões
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
34-1. Reclamações e Penalidades a. Competições por Buracos Se a Comissão Técnica receber uma reclamação à luz da Regra 2-5, deve tomar uma decisão o mais rapidamente possível, para que o resultado da partida, se necessário, seja ajustado.
Se a reclamação não for feita de acordo com a Regra 2-5, não pode ser considerada pela Comissão Técnica.
Não há limite de tempo para aplicar a penalidade de desclassificação por infração à Regra 1-3.
b. Competições por Pancadas
Em competições por pancadas, uma penalidade não pode ser anulada, modificada ou aplicada depois de a competição ser encerrada. Uma competição está encerrada quando o resultado tiver sido oficialmente anunciado ou, numa prova de qualificação por pancadas seguida de competição por buracos, o jogador der a pancada de saída na sua primeira partida por buracos.
Exceções:
Uma penalidade de desclassificação tem de ser aplicada depois de a competição estar encerrada, se um competidor:
(i) infringiu a Regra 1-3 (Acordo em Abolir Regras); ou
(ii) entregar o cartão em que indicou um abono que, antes de a competição encerrar, ele sabia ser superior àquele a que tinha direito, e isso alterar o número de pancadas recebidas (Regra 6-2b); ou
(iii) entregar, em qualquer buraco, um resultado para qualquer buraco, inferior ao realizado (Regra 6-6d), por qualquer razão que não seja a falha de incluir uma ou mais pancadas de penalidade em que, antes da competição estar encerrada, ele não sabia que tinha incorrido; ou
(iv) sabia, antes da competição estar encerrada, que cometeu uma falta em relação a qualquer Regra para a qual a penalidade aplicável é a desclassificação.
34-2. Decisões do Juiz Árbitro
Se a Comissão Técnica nomear um Juiz Árbitro, as decisões deste serão definitivas.
34-3. Decisões da Comissão Técnica
Na ausência de um Juiz Árbitro, qualquer litígio ou caso duvidoso deve ser apresentado à Comissão Técnica, cuja decisão será definitiva. Se a Comissão Técnica não conseguir chegar a uma decisão, pode comunicar o caso à Comissão de Regras de Golfe do R&A, cuja decisão será definitiva.
Se o caso em dúvida ou litígio não foi tiver sido apresentado à Comissão de Regras de Golfe, o jogador ou jogadores podem solicitar através de uma exposição conjunta com um representante autorizado da Comissão Técnica um parecer sobre a correção da decisão tomada. A resposta será enviada a esse representante autorizado.
Se o jogo foi conduzido e realizado em discordância com as Regras de Golfe, a Comissão de Regras de Golfe não emitirá qualquer decisão sobre qualquer questão.