Outras Formas de Jogo
Regra 29 - Partidas a Três Jogadores e a Quatro Jogadores
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
29-1. Geral
Numa volta convencional em partidas a três ou a quatro jogadores, os parceiros têm que jogar alternadamente dos pontos de partida, e alternadamente durante o jogo de cada buraco. As pancadas de penalidade não afectam a ordem de jogo.
29-2. Jogo por Buracos
Se um jogador jogar quando devia ser o seu parceiro a jogar, o seu lado perde o buraco.
29-3. Jogo por Pancadas
Se os parceiros executarem uma ou mais pancadas por ordem incorrecta, essas pancadas são anuladas e o lado incorre na penalidade de duas pancadas. O lado tem de corrigir o erro, jogando uma bola pela ordem correta de tão perto quanto possível do ponto de onde
ela foi jogada pela primeira vez pela ordem incorreta (ver Regra 20-5). Se o lado executar uma pancada do ponto de partida seguinte sem antes corrigir o erro ou, no caso do último buraco da volta, sair do ‘‘green’’ sem declarar a intenção de corrigir o erro o lado é desclassificado.
Regra 30 - Partidas a Três Bolas, à Melhor Bola e a Quatro Bolas, por Buracos
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
30-1. Geral
As Regras de Golfe aplicam-se às partidas a três bolas, à melhor bola e a quatro bolas salvo quando estejam em contradição com as Regras especificas que se seguem.
30-2. Partidas a Três Bolas por Buracos
a. Bola em Repouso Deslocada ou Tocada Propositadamente por Um Adversário
Se um adversário incorrer na penalidade prevista na Regras 18-3b, essa penalidade aplica-se unicamente na sua partida com o jogador cuja bola foi tocada ou deslocada, mas não na sua partida com o outro adversário.
b. Bola Desviada ou Parada Acidentalmente por Um Adversário Se a bola de um jogador é desviada ou parada acidentalmente por um adversário, pelo seu ’’caddie’’ ou equipamento, não há penalidade. Na sua partida com esse adversário, o jogador pode, antes de qualquer pancada ser dada por qualquer dos lados, cancelar a pancada e jogar uma bola, sem penalidade, de tão perto quanto possível do ponto de onde a bola original foi jogada pela última vez (ver a Regra 20-5) ou pode jogar a bola de onde ela está. Na sua partida com o outro jogador, a bola tem de ser jogada tal como está.
Exceção:
Bola batendo na pessoa que assiste à bandeira ou qualquer coisa por ela transportada - ver a Regra 17-3b.
(Bola propositadamente desviada ou parada pelo adversário - ver a Regra 1-2)
30-3. Partidas à Melhor Bola e a Quatro Bolas
a. Representação do Lado
Um lado pode ser representado por um dos parceiros em toda ou qualquer parte da partida; não é necessária a presença de todos os parceiros. Um parceiro ausente pode juntar-se à partida entre dois buracos, mas não durante o jogo de um buraco.
b. Ordem de Jogo
As bolas que pertencem ao mesmo lado podem ser jogadas pela ordem que o lado julgar melhor.
c. Bola Errada
Se um jogador incorrer na penalidade de perda do buraco por aplicação da Regra 15-3a, dar uma pancada com uma bola errada é desclassificado nesse buraco, mas o seu parceiro não incorre em penalidade, mesmo que a bola errada lhe pertença. Se a bola errada pertencer a outro jogador, o seu dono tem de colocar uma bola no ponto de onde a bola errada foi jogada pela primeira vez.
(Colocar e Recolocar – ver Regra 20-3)
d. Penalidade para o Lado
Um lado é penalizado pela violação, pelo por qualquer parceiro, das seguintes Regras:
• Regra 4 Tacos
• Regra 6-4 Caddie
• Qualquer Regra Local ou norma do Regulamento da Competição para a qual a penalidade for um ajuste da situação da partida.
e. Desclassificação do Lado
(i) Um lado é desclassificado se qualquer dos parceiros incorrer na penalidade de desclassificação por infração a qualquer das seguintes Regras:
• Regra 1-3 Acordo para Abolir Regras
• Regra 4 Tacos
• Regra 5-1 or 5-2 A Bola
• Regra 6-2a Abono
• Regra 6-4 ‘‘Caddie’’
• Regra 6-7 Demora Injustificada, Jogo Lento
• Regra 11-1 Colocar a Bola no Ponto de Partida
• Regra 14-3 Dispositivos Artificiais, Equipamento Não Usual e
Uso Anormal do Equipamento
• Regra 33-7 Poder Discricionário da Comissão Técnica
(ii) Um lado é desclassificado se todos os parceiros incorrerem na penalidade de desclassificação por infração a qualquer das seguintes Regras:
• Regra 6-3 Hora de Saída e Grupos
• Regra 6-8 Interrupção do Jogo
(iii) Em todos os outros casos em que a infração de uma Regra implica a desclassificação, o jogador é desclassificado somente nesse buraco.
f. Consequências de Outras Penalidades
Se uma infracção a uma Regra por parte de um jogador beneficia o jogo do seu parceiro ou prejudica o jogo do seu adversário, o parceiro incorre na penalidade aplicável, para além de qualquer penalidade em que o jogador incorra.
Em todos os outros casos em que um jogador incorre numa penalidade por infracção a uma Regra, a penalidade não é extensiva ao seu parceiro. Quando a penalidade a aplicar é a perda do buraco, a consequência, é a desclassificação do jogador nesse buraco.
Regra 31 - Partidas a Quatro Bolas por Pancadas
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
31-7. Penalidades de Desclassificação
a. Infração por Um Parceiro
Um lado é desclassificado da competição se qualquer dos parceiros incorrer na penalidade de desclassificação prevista em qualquer das seguintes Regras:
• Regra 1-3 Acordo para Abolir Regras
• Regra 3-4 Recusa em Cumprir Uma Regra
• Regra 4 Tacos
• Regra 5-1 ou 5-2 A Bola
• Regra 6-2b Abono
• Regra 6-4 ‘‘Caddie’’
• Regra 6-6b Assinatura e Entrega do Cartão de Resultados
• Regra 6-6d Resultado Errado num Buraco
• Regra 6-7 Demora Injustificada, Jogo Lento
• Regra 7-1 Treino Antes ou Entre Voltas
• Regra 10-2c Lado concorda jogar fora de vez
• Regra 11-1 Colocar a Bola no Ponto de Partida
• Regra 14-3 Dispositivos Artificiais e Equipamento Não Usual e Uso Anormal do Equipamento
• Regra 22-1 Bola Que Favorece a Jogada
• Regra 31-3 Resultados Brutos que Contam não Identificáveis com o Jogador
• Regra 33-7 Poder Discricionário da Comissão Técnica
b. Infração por Ambos os Parceiros
Um lado é desclassificado da competição:
(i) se cada parceiro incorrer na penalidade de desclassificação por infração da Regra 6-3 (Hora de Saída e Grupos) ou da Regra 6-8 (Interrupção do Jogo), ou
(ii) se, no mesmo buraco, os dois parceiros cometerem uma infração a uma Regra cuja penalidade seja desclassificação da competição ou do buraco.
c. Somente No Buraco
Em todos os outros casos em que uma infração a uma Regra implica desclassificação, o competidor só é desclassificado no buraco em que a infracção ocorreu.
31-8. Consequências de Outras Penalidades
Se a infração a uma Regra por parte de um competidor beneficia o jogo do seu parceiro, o parceiro incorre na penalidade aplicável, para além de qualquer penalidade em que o competidor incorra.
Em todos os outros casos em que um competidor incorra numa penalidade por infração a uma Regra, a penalidade não é extensiva ao seu parceiro.
Regra 32 - Competições Contra ’’Bogey’’, ‘‘Par’’ e ’’Stableford’’
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
32-1. Regulamento
As competições contra ‘‘Bogey’’, ‘‘Par’’ e ‘‘Stableford’’ são formas de competições por pancadas em que se joga contra um resultado fixado para cada buraco. As Regras de jogo por pancadas aplicam-se a estas competições, salvo quando estejam em contradição com as Regras específicas que se seguem. Nas competições contra ‘‘Bogey’’, ‘‘Par’’ e ‘‘Stableford’’ com abono o competidor com o resultado “net” mais baixo num buraco tem a honra de sair no buraco seguinte.
a. Competições contra ‘‘Bogey’’ e ‘‘Par’’
A contagem nas competições contra ‘‘Bogey’’ e ‘‘Par’’ é feita como no jogo por buracos.
Qualquer buraco no qual um competidor não apresenta resultado é considerado como perdido. O vencedor é o competidor que realiza o melhor resultado no conjunto dos buracos.
O marcador é unicamente responsável pelo registo do número total de pancadas (bruto) nos buracos em que o competidor obtém um
resultado líquido igual ou inferior ao resultado fixado.
Nota 1:
O resultado do competidor é ajustado pela dedução de um ou mais buracos ao abrigo da regra aplicável sempre que ocorrer numa penalidade que não a desclassificação por aplicação das seguintes Regras:
• Regra 4 Tacos
• Regra 6-4 ‘‘Caddie’’
• Qualquer Regra Local ou norma do Regulamento da Competição que estabeleça um máximo de penalidades por volta.
O competidor é responsável por reportar à Comissão Técnica os factos relativos a tais infrações antes de entregar o cartão para que a Comissão Técnica possa aplicar a penalidade. Se o competidor não relatar os factos à Comissão Técnica é desclassificado.
Nota 2:
Se o competidor estiver em infração à Regra 6-3a (hora de saída) mas chegar ao seu ponto de partida, pronto para jogar, dentro de cinco minutos depois da sua hora de saída ou, se estiver em infração à Regra 6-7 (Demora Injustificada; Jogo Lento), a Comissão Técnica deduzirá um buraco ao conjunto dos buracos. No caso de reincidência à Regra 6-7, ver Regra 32-2a.
Nota 3:
Se o competidor incorrer na penalidade adicional de duas pancadas, previstas na Exceção à Regra 6-6d, essa penalidade adicional é aplicada deduzindo um buraco ao resultado agregado de buracos registados para a volta. A penalidade que o competidor falhar inclui no seu resultado é aplicada no buraco em que a infração ocorreu. Contudo, nenhuma penalidade é aplicada quando uma infração à Regra 6-6d não afeta o resultado do buraco.
b. Competições’’Stableford’’
A contagem em competições ‘‘Stableford’’ é feita por pontos, que são atribuídos por comparação com o resultado fixado para cada buraco, da forma seguinte:
Pancadas Feitas no Buraco ...................................................................Pontos
Mais do que uma acima do resultado fixado ou resultado não marcado..............0
Uma acima do resultado fixado ...................................................................................1
Igual ao resultado fixado...............................................................................................2
Menos uma do que o resultado fixado........................................................................3
Menos duas do que o resultado fixado.......................................................................4
Menos três do que o resultado fixado.........................................................................5
Menos quatro do que o resultado fixado....................................................................6
O vencedor é o competidor que totaliza o maior número de pontos. O marcador é unicamente responsável pelo registo do número total de pancadas (bruto) executadas nos buracos em que o competidor faça um resultado líquido que lhe permita marcar um ou mais pontos.
Nota 1:
Se o competidor infringiu uma Regra na qual se estabelece um máximo de penalidades por volta, tem de reportar os factos à Comissão Técnica antes de entregar o cartão. Se o não o fizer é desclassificado. A Comissão Técnica, do total de pontos da volta, deduzirá dois pontos por cada buraco em que ocorreu a infração com uma dedução máxima de quatro pontos por cada Regra violada.
Nota 2:
Se o competidor estiver em infração à Regra 6-3a (hora de saída) mas chegar ao seu ponto de partida, pronto para jogar, dentro de cinco minutos depois da sua hora de saída ou, se estiver em infração à Regra 6-7 (Demora Injustificada; Jogo Lento), a Comissão Técnica deduzirá dois pontos ao total de pontos registados na volta. No caso de reincidência à Regra 6-7, ver Regra 32-2a.
Nota 3:
Se o competidor incorrer na penalidade adicional de duas pancadas, previstas na Exceção à Regra 6-6d, essa penalidade adicional é aplicada deduzindo dois pontos ao total de pontos obtidos na volta. A penalidade que o competidor não incluir no seu resultado é aplicada no buraco em que a infração ocorreu. Contudo, nenhuma penalidade é aplicada quando uma infração à Regra 6-6d não afeta o número de pontos obtidos no buraco.
Nota 4:
Com o propósito de prevenir o jogo lento, a Comissão Técnica pode, estabelecer nas Condições de Competição (Regra 33-1) uma cadência de jogo, indicando o tempo máximo permitido para o jogo de uma Volta Convencional, um buraco ou uma pancada.
A Comissão Técnica pode, nesta situação, modificar a penalidade por infração a esta Regra da seguinte forma:
Primeira infração – Subtrair um ponto ao total de pontos da volta; Segunda infração – Subtrair dois pontos adicionais ao total de pontos da volta;
Infrações subsequentes – Desclassificação.
32-2. Penalidades de Desclassificação
a. Da Competição
Um competidor é desclassificado da competição se incorrer na penalidade de desclassificação prevista em qualquer das seguintes Regras:
• Regra 1-3 Acordo para Abolir Regras
• Regra 3-4 Recusa em Cumprir Uma Regra
• Regra 4 Tacos
• Regra 5-1 or 5-2 A Bola
• Regra 6-2b Abono
• Regra 6-3 Hora de Saída e Grupos
• Regra 6-4 ‘‘Caddie’’
• Regra 6-6b Assinatura e Entrega do Cartão
• Regra 6-6d Resultado Errado num Buraco, i.e. quando o resultado entregue é inferior ao realizado, exceptuando que nenhuma penalidade é aplicada quando a violação desta regra não afeta o resultado do buraco
• Regra 6-7 Demora Injustificada Jogo Lento
• Regra 6-8 Interrupção do Jogo
• Regra 7-1 Treino Antes ou Entre Voltas
• Regra 10-2c Jogar Fora de Vez
• Regra 11-1 Colocar a Bola no Ponto de Partida
• Regra 14-3 Dispositivos Artificiais e Equipamento Não Usual e Uso Anormal do Equipamento
• Regra 22-1 Bola que Favorece a Jogada
• Regra 33-7 Poder Discricionário da Comissão Técnica
b. Num buraco
Em todos os outros casos em que uma infração a uma Regra implica desclassificação, o competidor só é desclassificado no buraco em que a infração ocorre.