Soluções Alternativas e Procedimentos
Regra 25 - Condições Anormais do Terreno, Bola Cravada e ‘‘Green’’ Errado
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
25-1. Condições Anormais de Terreno
a. Interferência
A interferência de uma condição anormal do terreno ocorre quando uma bola está ou toca nessa condição, ou quando essa condição interfere com a posição do jogador ou com a zona da trajectória normal do taco. Se a bola do jogador estiver no ‘‘green’’, também ocorre interferência quando uma condição anormal de terreno existente no ‘‘green’’ interfere com a sua linha de “putt’’. Fora do ‘‘green’’, a interferência com a linha de jogo não constitui, só por si, interferência à luz desta Regra.
Nota:
A Comissão Técnica pode fazer uma Regra Local estabelecendo que a interferência de uma condição anormal do terreno com a sua tomada de posição não é interferência à luz desta Regra.
b. Forma de Evitar
Excepto quando a bola está num obstáculo da água ou num obstáculo de água lateral, um jogador pode evitar a interferência de uma condição anormal do terreno, da seguinte maneira:
(i) No Percurso: Se a bola está no percurso, o jogador tem de levantar a bola e deixá-la cair, sem penalidade, dentro da distância de um taco, não mais perto do buraco do que o ponto mais próximo de não interferência. O ponto mais próximo de não interferência não pode ser num obstáculo nem num ‘‘green’’. Quando a bola é deixada cair dentro da distância de um taco do ponto mais próximo de
não interferência, tem de, em primeiro lugar, tocar numa parte do campo num ponto que evite a interferência da condição anormal e que não seja num obstáculo nem num ‘‘green’’.
(ii) Num Obstáculo de Areia: Se a bola está num obstáculo de areia o jogador tem de levantar a bola e deixá-la cair:
(a) Sem penalidade, em conformidade com o estabelecido em
(i) acima, com a exceção de que o ponto mais próximo de não interferência tem de estar dentro do obstáculo de areia e a bola tem de ser deixada cair dentro desse obstáculo, ou, se não for possível evitar por completo a interferência, tão próximo quanto possível do ponto onde a bola estava, mas não mais perto do buraco, em zona do campo dentro do obstáculo que evite o mais possível a interferência; ou
(b) Com a penalidade de uma pancada, fora do obstáculo de areia, mantendo o ponto onde a bola estava no alinhamento entre o buraco e o ponto onde a bola vai ser deixada cair, sem limite para a distância onde, atrás do obstáculo de areia, a bola pode ser deixada cair.
(iii) No ‘‘Green’’: Se a bola está no ‘‘green’’, o jogador tem de levantar a bola e colocá-la, sem penalidade, no ponto mais próximo de não interferência, que não esteja num obstáculo, ou, se não for possível evitar por completo a interferência, na posição mais próxima do ponto em que a bola está que evite o mais possível a interferência mas que não seja mais perto do buraco nem num obstáculo. O ponto mais próximo de não interferência pode ser fora do ‘‘green’’.
(iv) No Ponto de Partida: Se a bola está no ponto de partida, o jogador tem de a levantar a bola e deixá-la cair sem penalidade de acordo com o estabelecido em (i) acima.
A bola pode ser limpa quando levantada ao abrigo da Regra 25-1b.
(Bola que rola para uma posição em que há interferência da situação que o jogador quis evitar - ver a Regra 20-2c(v))
Exceção:
Um jogador não pode evitar uma interferência ao abrigo desta Regra, se (a) um jogador não pode evitar a interferência se (a) a existência de interferência por outra coisa que não a situação anormal de terreno tornar a pancada claramente impraticável ou (b) a interferência de uma condição anormal de terreno se verificar unicamente como consequência de uma pancada ou do uso de uma posição, trajectória do taco ou direcção de jogo injustificadamente anormais.
Nota 1:
Se a bola está num obstáculo da água (incluindo um obstáculo de água lateral) o jogador não pode evitar, sem penalidade. a interferência de uma condição anormal do terreno. O jogador tem de jogar a bola tal como está (exceto se for proibido por uma Regra Local) ou proceder de acordo com a Regra 26-1.
Nota 2:
Se uma bola que tenha que ser deixada cair ou colocada à luz desta Regra não for rapidamente encontrada, pode ser substituída por outra.
c. Bola Não Encontrada em Condição Anormal de Terreno É uma questão de fato determinar se uma bola que não é encontrada depois de ter sido jogada na direção de uma condição anormal do terreno está nessa condição. Para que esta Regra se aplique tem de ser conhecido ou seja praticamente certo que a bola está dentro da condição anormal do terreno. Na ausência de tal conhecimento ou certeza, o jogador tem de proceder em conformidade com a Regra 27-1.
Se for conhecido ou praticamente certo que uma bola que não foi encontrada está numa condição anormal do terreno, o jogador pode evitar a interferência de acordo com esta Regra. Se assim decidir fazer, tem de ser determinado o ponto onde a bola cruzou, pela última vez, o limite exterior da condição anormal do terreno, considerando-se para efeitos da aplicação desta Regra, que a bola está nesse ponto. O jogador tem de proceder como se segue:
(i) No percurso: Se a bola cruzou, pela última vez, o limite exterior, da condição anormal de terreno num ponto que está no percurso, o jogador pode usar uma bola de substituição sem penalidade e evitar a interferência em conformidade com o disposto na Regra 25-1b(i).
(ii) Num Obstáculo de Areia: Se a bola cruzou, pela última vez, o limite exterior da condição anormal de terreno num ponto que está num obstáculo de areia, o jogador pode usar uma bola de substituição sem penalidade e evitar a interferência em conformidade com o disposto na Regra 25-1b(ii).
(iii) Num Obstáculo de Água (Incluindo um Obstáculo de Água Lateral): Se a bola cruzou, pela última vez, o limite exterior, da condição anormal de terreno num ponto que está num obstáculo de água, o jogador não pode evitar a interferência sem penalidade. O jogador tem de proceder de acordo com a Regra 26-1.
(iv) Num ‘‘Green’’: Se a bola cruzou, pela última vez, o limite exterior, da condição anormal de terreno, num ponto que está no ‘‘green’’, o jogador pode usar uma bola de substituição sem penalidade e evitar a interferência em conformidade com o disposto na Regra 25-1b(iii).
25-2. Bola Cravada no Solo
Se a bola de um jogador está cravada no solo em qualquer zona de relva cortada rente ao chão no percurso, pode ser levantada, limpa e deixada cair sem penalidade, tão próximo quanto possível do ponto onde a bola estava, mas não mais perto do buraco. A bola ao ser deixada cair, tem de, em primeiro lugar, tocar numa parte do campo no percurso.
Nota 1:
Uma bola está “cravada” quando se encontra no seu ponto de impacto e uma parte da bola está abaixo do nível do solo. Uma bola não tem que necessariamente tocar no solo, para estar cravada (p.ex. relva, impedimentos soltos ou equivalente podem encontrar-se entre a bola e o solo).
Nota 2:
‘‘Zona de relva cortada rente ao chão’’ significa qualquer zona do campo, inclusive caminhos no ‘‘rough’’, com a relva cortada à altura do ‘‘fairway’’ ou mais curta.
Nota 3:
A Comissão Técnica pode adoptar uma Regra Local como previsto no Apêndice I, permitindo ao jogador evitar a interferência, sem penalidade, para uma bola cravada em qualquer lugar no percurso.
25-3. ‘‘Green’’ Errado
a. Interferência
A interferência de um ’’green’’ errado ocorre quando a bola está num ’’green’’ errado. A interferência com a posição do jogador ou com a trajectória normal do taco não é, só por si, interferência à luz desta Regra.
b. Forma de Evitar
Se a bola de um jogador está num ’’green’’ errado, ele não a pode jogar desse ponto. O jogador tem de evitar a interferência, sem penalidade, do seguinte modo:
O jogador tem de levantar a bola e deixá-la cair, dentro da distância de um taco, não mais perto do buraco do que o ponto mais próximo de não interferência. O ponto mais próximo de não interferência não pode ser num obstáculo nem num ‘‘green’’. Quando a bola é deixada cair dentro da distância de um taco do ponto mais próximo de não interferência, tem de, em primeiro lugar, tocar numa parte do campo num ponto que evite a interferência do ’’green’’ errado e que não seja num obstáculo de água nem num ’’green’’. A bola pode ser limpa quando levantada de acordo com esta Regra.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA:
Jogo por buracos – Perda do buraco; Jogo por pancadas – Duas pancadas.
Regra 26 - Obstáculos de Água (Incluindo Obstáculos de Água Lateral)
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
26-1. Bola em Obstáculo de Água
É uma questão de facto determinar se uma bola que não é encontrada depois de ter sido jogada na direção de um obstáculo de água está no obstáculo. Para que esta Regra se aplique tem de ser conhecido ou seja praticamente certo que a bola está dentro do obstáculo. Na ausência de tal conhecimento ou certeza de que uma bola jogada na direção de um obstáculo de água, mas não encontrada, está no obstáculo, o jogador tem de proceder em conformidade com a Regra 27-1.
Se a bola for encontrada dentro do obstáculo de água ou for conhecido ou praticamente certo que uma bola que não foi encontrada está num obstáculo de água (quer a bola esteja na água ou não), o jogador pode, com a penalidade de uma pancada:
a. Proceder de acordo com a Regra 27-1 com a penalidade de pancada e distância, jogando uma bola tão perto quanto possível do ponto de onde a bola original foi jogada pela última vez (ver a Regra 20-5); ou
b. Deixar cair uma bola atrás do obstáculo de água, mantendo o ponto onde a bola original atravessou a margem do obstáculo de água pela última vez no alinhamento entre o buraco e o ponto onde a bola vai ser deixada cair, sem limite para a distância onde, atrás do obstáculo de água, a bola pode ser deixada cair; ou
c. Como opções adicionais, somente se a bola atravessou pela última vez a margem de um obstáculo de água lateral, deixar cair uma bola fora do obstáculo de água dentro da distância de dois tacos e não mais perto do buraco do que (i) o ponto em que a bola original atravessou a margem do obstáculo de água pela última vez ou
(ii) um ponto na margem oposta do obstáculo de água, à mesma distância do buraco. Ao proceder ao abrigo desta Regra, o jogador pode levantar e limpar a sua bola ou substituí-la.
(Ações proibidas quando a bola está num obstáculo – ver Regra13-4)
(Bola em movimento na água de um obstáculo de água - ver a Regra 14-6)
26-2. Bola Jogada Dentro de Obstáculo de Água
a. A Bola Imobiliza-se no Mesmo ou Noutro Obstáculo de Água Se uma bola jogada a partir de um obstáculo de água volta a ficar dentro do mesmo ou noutro obstáculo de água, o jogador pode:
(i) com a penalidade de uma pancada, jogar uma bola tão próximo quanto possível do ponto, fora de um obstáculo de água, de onde foi executada a última pancada. (ver Regra 20-5); ou
(ii) proceder de acordo com a Regra 26-1a, 26-1b, ou, se aplicável, 26-1c, incorrendo na penalidade de uma pancada de acordo com essa Regra. Para efeitos de aplicação da Rregra 26-1b ou 26-1c, o ponto de referência é o ponto onde a bola original cruzou pela última vez a margem do obstáculo onde se encontra.
Nota:
Se o jogador proceder de acordo com a Regra 26-1a deixando cair uma bola no obstáculo tão próximo quanto possível do local do qual a bola original foi jogada, mas decidir não jogar a bola deixada cair, pode então proceder de acordo com a Cláusula (i) acima,
Regra 26-1b ou, se aplicável, Regra 26-1c. Se assim proceder, ele incorre num total de duas pancadas de penalidade: a penalidade de uma pancada por proceder de acordo com a Regra 26-1a, e uma penalidade adicional de uma pancada por então proceder de acordo com a Cláusula (i) acima, Regra 26-1b ou Regra 26-1c.
b. Bola Perdida ou Injogável Fora de Obstáculo ou Fora de Limites
Se uma bola jogada a partir de um obstáculo de água está perdida ou declarada injogável fora do obstáculo ou está fora de limites, o jogador pode, com a penalidade de uma pancada ao abrigo da Regra 27-1 ou 28a, jogar uma bola de tão perto quanto possível do ponto dentro do obstáculo de onde foi jogada a bola original pela última vez (ver a Regra 20-5).
Se o jogador optar por não jogar desse local, ele pode:
(i) acrescentar uma penalidade adicional de uma pancada (perfazendo um total de duas pancadas) e jogar uma bola de tão perto quanto possível do local de onde foi executada a última pancada fora do obstáculo (ver a Regra 20-5); ou
(ii) proceder de acordo com a Regra 26-1b., ou, se for aplicável, com a Regra 26-1c, acrescentando a penalidade adicional de uma pancada prevista na Regra (perefazendo um total de duas pancadas de penalidade), e usando como ponto de referência o ponto em que a bola original atravessou a margem do obstáculo pela última vez antes de ficar parada dentro do obstáculo.
Nota 1:
Quando proceder de acordo com a Regra 26-2b, o jogador não é obrigado a deixar cair uma bola de acordo com a Regra 27-1 ou 28a. Se deixar cair uma bola, não é obrigado a jogá-la.
Pode, alternativamente, proceder de acordo com a cláusula (ii) ou (iii) acima. Se assim proceder, o jogador incorre no total de duas pancadas de penalidade:
a penalidade de uma pancada de acordo com a Regra 27-1 ou 28a e uma pancada adicional por proceder ao abrogo da cláusula (i) ou (ii) acima.
Nota 2:
Se uma bola jogada a partir de um obstáculo de água for considerada injogável fora do obstáculo nada há na Regra 26-2b que impedeça o jogador de proceder de acordo com a Regra 28b ou c.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA:
Jogo por buracos – Perda do buraco; Jogo por pancadas – Duas pancadas.
Regra 27 - Bola Perdida ou Fora de Limites; Bola Provisória
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
27-1. Pancada e Distância; Bola Fora de Limites; Bola Não Encontrada Dentro de Cinco Minutos
a. Procedimento sob Pancada e Distância
Em qualquer altura o jogador pode, com a penalidade de uma pancada, jogar uma bola de tão perto quanto possível do ponto de onde a bola original foi jogada pela última vez (ver a Regra 20-5), ou seja proceder sob penalidade de pancada e distância.
A não ser quando outra coisa for prevista nas Regras, se um jogador dá uma pancada numa bola do local de onde jogou pela última vez a bola original, considera-se que procedeu sob penalidade de pancada e distância.
b. Bola Fora de Limites
Se uma bola está fora de limites, o jogador tem de jogar uma bola, com a penalidade de uma pancada, de tão perto quanto possível do ponto de onde a bola original foi jogada pela última vez (ver a Regra 20-5).
c. Bola Não Encontrada Dentro de Cinco Minutos
Se uma bola está perdida por não ter sido encontrada ou identificada pelo jogador como sendo a sua dentro de cinco minutos contados
a partir do momento em que o lado do jogador ou o seu ou seus ‘‘caddies’’ começam a procurá-la, o jogador tem de jogar uma bola, com a penalidade de uma pancada, de tão perto quanto possível do ponto de onde a bola original foi jogada pela última vez (ver a Regra 20-5).
Exceção:
Se for conhecido ou praticamente certo que a bola original que não foi encontrada, foi deslocada por um agente externo (Regra 18-1), está numa obstrução (Regra 24-3) ou em condição anormal do terreno (Regra 25-1c), ou está num obstáculo de água (Regra 26-1), o jogador pode proceder em conformidade com a Regra aplicável.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 27-1:
Jogo por buracos – Perda do buraco; Jogo por pancadas – Duas pancadas.
27-2. Bola Provisória
a. Procedimento
Na hipótese de uma bola puder estar perdida fora de um obstáculo de água ou estar fora de limites, o jogador pode, para não perder tempo, jogar outra bola provisóriamente, em conformidade com a Regra
27-1. O jogador tem de:
(i) anunciar ao seu adversário, em jogo por buracos, ou ao seu marcador ou um concorrente em jogo por pancadas, de que pretende jogar uma bola provisória; e
(ii) jogar a bola provisória antes dele ou o seu parceiro avançarem para procurar a bola original.
Se um jogador falhar o cumprimento dos requisitos acima antes de jogar outra bola, essa bola não será uma bola provisória, e passa ficando a ser a bola em jogo, sob a penalidade de pancada e distância (Regra 27-1); a bola original está perdida.
(Ordem de jogo do ponto de partida – ver Regra 10-3)
Nota:
Se uma bola provisória jogada de acordo com a Regra 27-2a pode estar perdida fora de um obstáculo de água ou fora de limites, o jogador pode jogar outra bola provisória. Se for jogada outra bola provisória, relaciona-se com a primeira bola provisória de mesma forma que a primeira se relaciona com a bola original.
b. Quando a Bola Provisória Passa a Bola em Jogo
O jogador pode jogar uma bola provisória até ao local onde provavelmente está a bola original. Se ele executar uma pancada com a bola provisória do local onde provavelmente está a bola original ou de um ponto mais perto do buraco do que esse local, a bola original está perdida e a bola provisória passa a ser a bola em jogo, com a penalidade de pancada e distância (Regra 27-1).
Se a bola original está perdida fora de um obstáculo de água, ou está fora de limites, a bola provisória passa a ser a bola em jogo, com a penalidade de pancada e distância (Regra 27-1).
Exceção:
Se for conhecido ou praticamente certo que a bola original, que não foi encontrada, foi movida por um agente externo (Regra 18-1) ou está perdida numa obstrução (Regra 24-3) ou numa zona com condições anormais do terreno (Regra 25-1c), o jogador pode proceder em conformidade com a Regra aplicável.
c. Quando Abandonar a Bola Provisória
Se a bola original não está nem perdida nem fora de limites, o jogador tem de abandonar a bola provisória e continuar a jogar com a bola original. Se ele executar qualquer outra pancada com a bola provisória, está a jogar com uma bola errada e aplica-se o estabelecido na Regra 15-3.
Nota:
Se um jogador joga uma bola provisória de acordo com a Regra 27-2a, as pancadas executadas, depois desta Regra ter sido invocada, com uma bola provisória que posteriormente é abandonada de acordo com a Regra 27-2c e as penalidades incorridas apenas ao jogar esta bola provisória, não contam para o resultado.
Regra 28 - Bola Injogável
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
O jogador pode considerar a sua bola injogável em qualquer ponto do campo, excepto se a bola está num obstáculo de água. O jogador é a única pessoa a decidir se a sua bola está injogável.
Se o jogador considera que a sua bola está injogável, tem de, com a penalidade de uma pancada:
a. Proceder de acordo com a Regra 27-1 com a penalidade de pancada e distância jogando uma bola de tão perto quanto possível do ponto de onde a bola original foi jogada pela última vez (ver a Regra 20-5); ou
b. Deixar cair uma bola atrás do ponto onde ela se encontra, mantendo esse ponto no alinhamento entre o buraco e o ponto onde a bola vai ser deixada cair, sem limite para a distância onde, atrás desse ponto, a bola pode ser deixada cair; ou
c. Deixar cair uma bola dentro da distância de dois tacos do ponto onde a bola se encontra, mas não mais perto do buraco.
Se a bola injogável está num obstáculo de areia, o jogador pode proceder de acordo com as alíneas a, b ou c. Se decide proceder de acordo com as alíneas b ou c, a bola tem de ser deixada cair no obstáculo de areia.
Quando se procede ao abrigo desta Regra, o jogador pode levantar e limpar a sua bola ou substituí-la.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA:
Jogo por buracos – Perda do buraco; Jogo por pancadas – Duas pancadas.