Soluções Alternativas e Procedimentos
Regra 20 - Levantar, Deixar Cair e Colocar a Bola.
Jogar de Local Errado
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
20-1. Levantar e Marcar
Uma bola a ser levantada em conformidade com as Regras pode ser levantada pelo jogador, pelo seu parceiro ou por outra pessoa autorizada pelo jogador. Em qualquer destes casos, o jogador é responsável por qualquer infracção às Regras.
A posição da bola tem de ser marcada antes de ser levantada ao abrigo de uma Regra que a obrigue a ser recolocada. Se a bola não for marcada, o jogador incorre na penalidade de uma pancada e a bola tem de ser recolocada. Se não for recolocada, o jogador incorre na penalidade geral por infração a esta Regra, mas não lhe é aplicada qualquer penalidade adicional por força da Regra 20-1.
Se uma bola ou o marcador da bola forem acidentalmente deslocados no ato de levantar a bola em conformidade com uma Regra ou ao marcar a sua posição, a bola ou o marcador têm que ser recolocados. Não há penalidade desde que a deslocação da bola ou do marcador de bola seja directamente atribuível ao ato específico de marcar ou levantar a bola. Caso contrário, o jogador incorre na penalidade de uma pancada à luz desta Regra ou da Regra
18-2a.
Exceção:
Se um jogador incorre numa penalidade por infracção à Regra 5-3 ou 12-2, não tem penalidade adicional por virtude da Regra 20-1.
Nota:
A posição de uma bola que vai ser levantada deve ser marcada, colocando um marcador de bola, uma pequena moeda ou um objecto similar, imediatamente atrás da bola. Se o marcador da bola interferir com o jogo, posição ou pancada de outro jogador, deve ser colocado a uma distância de uma ou mais cabeças de taco, para um dos lados.
20-2. Deixar Cair e Tornar a Deixar Cair
a. Por Quem e Como
Para deixar cair uma bola em conformidade com as Regras, a bola tem de ser deixada cair pelo próprio jogador. Ele tem de se colocar de pé, direito, segurar a bola à altura do ombro com o braço estendido e deixá-la cair. Se for qualquer outra pessoa a deixar cair a bola ou
o jogador o fizer de forma diferente e qualquer destes erros não for corrigido conforme estabelecido na Regra 20-6, o jogador incorre na penalidade de uma pancada.
Se a bola, quando deixada cair, tocar em qualquer pessoa ou no equipamento de qualquer jogador, antes ou depois de tocar numa parte do campo e antes de ficar parada, a bola tem de ser novamente deixada cair, sem penalidade. Em tais circunstâncias, não há limite para o número de vezes que a bola tem de ser deixada cair.
(Exercer qualquer acção para influenciar o movimento ou a posição da bola - ver a Regra 1-2)
b. Onde Deixar Cair
Quando tiver que se deixar cair uma bola tão perto quanto possível de um determinado ponto, ela não pode ser deixada cair mais perto do buraco do que esse ponto, o qual, se não for conhecido com precisão pelo jogador, tem de ser estimado.
Uma bola quando deixada cair, tem de, em primeiro lugar, bater numa parte do campo onde a Regra aplicável determina que ela seja deixada cair. Não sendo deixada cair desta maneira, aplicam-se as Regras 20-6 e 20-7.
c. Quando Tornar a Deixar Cair
Uma bola que se deixou cair tem de ser novamente deixada cair sem penalidade se:
(i) rola e fica parada dentro de um obstáculo;
(ii) rola e fica parada fora de um obstáculo;
(iii) rola e fica parada num ‘‘green’’;
(iv) rola e fica parada fora de limites;
(v) rola e fica parada numa posição onde há interferência pela situação que se quis evitar à luz da Regra 24-2b (obstrução fixa), Regra 25-1 (condições anormais do terreno), Regra 25-3 (‘‘green’’ errado) ou uma Regra Local (Regra 33-8a), ou rola para dentro da marca de impacto da bola de onde foi levantada ao abrigo da Regra 25-2 (bola cravada no solo);
(vi) rola e fica parada a mais de dois tacos de distância do ponto do campo onde ela bateu pela primeira vez; ou
(vii) rola e fica parada mais perto do buraco do que:
(a) a sua posição original ou posição estimada (ver Regra 20-2b), a não ser que as Regras o permitam; ou
(b) o ponto mais próximo de não interferência ou que evita ao máximo a interferência (Regra 24-2, 25-1 ou 25-3); ou
(c) o ponto em que a bola original atravessou, pela última vez, a margem do obstáculo de água ou do obstáculo de água lateral (Regra 26-1).
Se a bola, depois de voltar a ser deixada cair, rolar para qualquer das situações indicadas acima, tem de ser colocada tão perto quanto possível do ponto do campo onde primeiro bateu, quando foi deixada cair pela segunda vez.
Nota 1:
Se uma bola deixada cair ou tornada a deixar cair fica parada e depois se deslocar, tem de ser jogada tal como está, a menos que se aplique o disposto em qualquer outra Regra.
Nota 2:
Se uma bola que deve ser tornada a deixar cair ou colocada em conformidade com esta Regra não for imediatamente recuperada pode ser substituída por outra bola.
(Uso de uma zona de deixar cair a bola – ver Apêndice I; Parte A; Secção 6 )
20-3. Colocar e Recolocar
a. Por Quem e Onde
Uma bola a ser colocada em conformidade com as Regras, tem de ser colocada pelo jogador ou pelo seu parceiro.
Uma bola a ser recolocada de acordo com as Regras tem de ser recolocada por qualquer dos seguintes:
(i) a pessoa que levantou ou deslocou a bola,
(ii) o jogador, ou
(iii) o parceiro do jogador. A bola tem de ser colocada no local de onde foi levantada ou deslocada. Se a bola foi colocada ou recolocada por qualquer outra pessoa e o erro não for corrigido como previsto na Regra 20-6, o jogador incorre na penalidade de uma pancada. Em qualquer dos casos o jogador é responsável por qualquer infracção às Regras resultante da acção de colocar ou recolocar a bola.
Se uma bola ou o marcador de bola forem acidentalmente deslocados no processo de colocar ou recolocar a bola, a bola ou o marcador de bola têm que ser recolocados no seu lugar. Não há penalidade desde que a deslocação da bola ou do marcador de bola seja directamente atribuível ao acto específico de colocar ou recolocar a bola ou ao de remover o marcador de bola. Caso contrário, o jogador incorre na penalidade de uma pancada à luz da Regra 18-2 ou 20-1.
Se uma bola que deve ser recolocada for colocada em local diferente do local de onde foi levantada ou deslocada e o erro não for corrigido como previsto na Regra 20-6, o jogador incorre na penalidade geral, perda do buraco em jogo por buracos e duas pancadas em jogo por pancadas, por violação da Regra aplicável.
b. Alteração do Local onde a Bola deve ser Colocada ou Recolocada
Se o local original de uma bola que deve ser colocada ou recolocada for alterado:
(i) excepto num obstáculo, a bola tem de ser colocada no local mais próximo e mais semelhante ao local original, que não diste mais de um taco desse local, que não fique mais perto do buraco e que não fique num obstáculo;
(ii) num obstáculo de água, a bola tem de ser colocada em conformidade com a alínea (i) anterior, mas com a obrigação de a bola ser colocada dentro do obstáculo de água;
(iii) num obstáculo de areia, o local original da bola tem de ser reconstituído tanto quanto possível, e a bola aí colocada.
Nota:
Se o local original em que uma bola tem de ser colocada ou recolocada foi alterado e é impossível determinar o ponto exacto em que a bola deve ser colocada ou recolocada; aplica-se a Regra 20-3b se o ponto exacto era conhecido e a Regra 20-3c se o ponto exacto não era conhecido.
Exceção:
Se o jogador está à procura ou pretende identificar uma bola coberta por areia – ver Regra 12-1a.
c. Local Indeterminável
Se não for possível determinar o local onde a bola deve ser colocada ou recolocada:
(i) no percurso, a bola tem de ser deixada cair num local tão perto quanto possível do ponto onde estava, mas não num obstáculo nem num ‘‘green’’;
(ii) dentro de um obstáculo, a bola deve ser deixada cair dentro do obstáculo num local tão perto quanto possível do ponto onde estava;
(iii) no ‘‘green’’, a bola tem de ser colocada num local tão perto quanto possível do ponto onde estava, mas não num obstáculo.
Exceção: Quando se recomeça o jogo (Regra 6-8d), se o local onde a bola vai ser colocada for impossível de determinar, tem de ser estimado e a bola colocada nesse local.
d. A Bola Não se Mantém no Local Se uma bola, quando se coloca, não se mantém parada no local onde é colocada, não há penalidade e a bola tem de ser recolocada. Se, ainda assim, não se mantiver nesse local:
(i) excepto num obstáculo, a bola tem de ser colocada no ponto mais próximo onde possa ficar parada e que não seja mais perto do buraco nem num obstáculo;
(ii) num obstáculo, tem de ser colocada dentro do obstáculo, no ponto mais próximo, onde possa ficar parada e que não seja mais perto do buraco. Se uma bola que se coloca ficar parada e posteriormente se deslocar, não há penalidade e a bola tem de ser jogada de onde está, a menos que se aplique o disposto em qualquer outra Regra.
*PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 20-1, 20-2 or 20-3: Jogo por buracos – Perda do buraco; Jogo por pancadas – Duas pancadas.
*Se um jogador executa uma pancada numa bola de substituição ao proceder de acordo com estas Regras quando essa substituição não é permitida, incorre na penalidade geral por infração a essa Regra, mas não tem penalidade adicional ao abrigo dessa Regra. Se o jogador deixar cair a bola de forma incorreta e jogar de lugar errado ou se a bola for posta em jogo por alguém não autorizado pelas Regras e jogar de local errado, ver Nota da Regra 20-7c.
20-4. Quando Fica em Jogo Uma Bola Deixada Cair ou Colocada
Se a bola em jogo de um jogador é levantada, volta a estar em jogo quando é deixada cair ou colocada. Uma bola que tenha sido recolocada está em jogo independentemente do marcador de bola ter sido retirado ou não.
Uma bola de substituição passa a ser a bola em jogo quando é deixada cair ou colocada.
(Bola substituída incorrectamente - ver a Regra 15-2)
(Levantar uma bola incorrectamente substituta, deixada cair ou colocada - ver a Regra 20-6)
20-5. Executar a Pancada Seguinte do Local Onde Foi Executada a Pancada Anterior
Quando um jogador pretende ou é obrigado a executar a pancada seguinte do mesmo local de onde executou a pancada anterior, tem de proceder da seguinte maneira:
(a) No ponto de partida: A bola que vai ser jogada tem de o ser dentro do ponto de partida. A bola pode ser jogada de qualquer local dentro do ponto de partida e pode ser colocada num ‘‘tee’’.
(b) No percurso: A bola que vai ser jogada tem de ser deixada cair e quando deixada cair tem de tocar primeiro numa parte do campo no percurso.
(c) Num obstáculo: A bola que vai ser jogada tem de ser deixada cair e quando deixada cair tem de tocar primeiro numa parte do campo no obstáculo.
(d) No ‘‘green’’: A bola que vai ser jogada tem de ser colocada.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA 20-5:
Jogo por buracos - Perda do buraco; Jogo por pancadas - Duas pancadas.
20-6. Levantar Uma Bola Incorrectamente Substituída, Deixada Cair ou Colocada
Uma bola incorrectamente substituída, colocada ou deixada cair em local errado ou de qualquer forma em desacordo com as Regras, mas que não tenha sido jogada, pode ser levantada sem penalidade, e o jogador tem de seguida proceder corretamente.
20-7. Jogar de Local Errado
a. Geral
Um jogador jogou de um local errado se executar uma pancada com a sua bola em jogo:
(i) numa parte do campo onde as Regras não permitem que se execute uma pancada, ou que se deixe cair ou coloque uma bola; ou
(ii) onde as Regras requeiram que uma bola que se deixou cair seja novamente deixada cair, ou que uma bola deslocada seja recolocada.
Nota:
Para o caso de uma bola jogada de fora do ponto de partida, ou de um ponto de partida errado - ver a Regra 11-4.
b. Jogo por Buracos
Se um jogador executar uma pancada de um local errado, o jogador perde o buraco.
c. Jogo por Pancadas
Se um competidor executar uma pancada de um local errado, incorre na penalidade de duas pancadas estabelecida pela Regra aplicável. O jogador tem de terminar o buraco com a bola jogada de local errado, sem corrigir o erro, desde que não tenha cometido uma infração grave (ver Nota 1).
Se um competidor tomar consciência de que jogou de local errado e julgar que pode ter cometido uma falta grave, tem de, antes de executar uma pancada do próximo ponto de partida, jogar o buraco com uma segunda bola jogada de acordo com as Regras. Se o buraco que está a ser jogado for o último buraco da volta, tem de declarar, antes de sair do ‘‘green’’, que jogará o buraco com uma segunda bola jogada em conformidade com as Regras.
Se o competidor tiver jogado uma segunda bola tem de relatar o sucedido à Comissão Técnica, antes de entregar o seu cartão; se não o fizer, é desclassificado. A Comissão Técnica decidirá se o competidor cometeu uma infracção grave à Regra aplicável. Se tiver havido infração grave, contará o resultado feito com a segunda bola e o competidor deve acrescentar duas pancadas de penalidade ao resultado feito com essa bola.
Se tiver havido infracção grave e o competidor não a corrigir conforme indicado acima, é desclassificado.
Nota 1:
Considera-se que um competidor cometeu uma infração grave à Regra aplicável se a Comissão Técnica considerar que o jogador teve uma vantagem significativa como resultado de jogar de local errado.
Nota 2:
Se um competidor jogar uma segunda bola de acordo com a Regra 20-7c e for decidido que não é essa bola que conta, as pancadas executadas com essa bola e quaisquer penalidades em que incorrer apenas ao jogar essa bola não são consideradas para o resultado. Se for decidido que é a segunda bola que conta, a pancada executada de local errado e todas as pancadas subsequentes com a bola original incluindo quaisquer penalidades em que incorrer apenas ao jogar essa bola não são consideradas para o resultado.
Nota 3:
Se o jogador incorrer em penalidade por dar uma pancada de um local errado, não haverá penalidade adicional por:
(a) ter substituído a bola quando não permitido;
(b) ter deixado cair a bola quando as Regras requerem que seja colocada, ou ter colocado uma bola quando as Regras requerem que seja deixada cair;
(c) ter deixado cair uma bola de forma incorreta; ou
(d) a bola ter sido colocada em jogo por uma pessoa não autorizada para o fazer de acordo com as Regras.
Regra 21 - Limpar a Bola
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
Uma bola no ‘‘green’’ pode ser limpa quando levantada ao abrigo da Regra 16-1b. Em qualquer outro local, uma bola pode ser limpa quando levantada, excepto se levantada:
a. Para verificar se está imprópria para jogar (Regra 5-3);
b. Para identificação (Regra 12-2), caso em que somente pode ser limpa na extensão necessária para tal;
c. Por favorecer ou interferir com uma jogada (Regra 22).
Se um jogador limpar a sua bola durante o jogo de um buraco, com exceção do que se estabelece nesta Regra, incorre na penalidade de uma pancada e a bola, se levantada, tem de ser recolocada.
Se um jogador que é obrigado a recolocar uma bola não o fizer, incorre na penalidade por infração à Regra 20-3a, mas não lhe é aplicada qualquer outra penalidade por força da Regra 21.
Exceção:
Se um jogador incorre em penalidade por infracção às Regras 5-3, 12-2 ou 22, não tem penalidade adicional por força da Regra 21.
Regra 22 - Bola Que Favorece ou Interfere com Uma Jogada
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
22-1. Bola Que Favorece a Jogada
Exceto quando uma bola está em movimento, se um jogador considera que uma bola pode favorecer a jogada de outro jogador, pode:
a. Levantar a bola se ela for sua; ou
b. Mandar levantar qualquer outra bola.
Uma bola levantada de acordo com esta Regra tem de ser recolocada (ver Regra 20-3).
A bola não pode ser limpa, exceto se estava no ‘‘green’’ (ver Regra 21).
Em jogo por pancadas, um jogador a quem se pede para levantar a sua bola pode jogar primeiro em vez de a levantar.
Em jogo por pancadas, se a Comissão Técnica determinar que os competidores acordaram em não levantar uma bola que pode favorecer qualquer outro competidor, os mesmos serão desclassificados.
Nota:
Quando outra bola está em movimento, uma bola que possa influenciar o movimento dessa bola em movimento, não pode ser levantada.
22-2. Bola Que Interfere Com Uma Jogada
Exceto quando uma bola está em movimento, se um jogador considera que outra bola pode interferir com a sua jogada, pode mandar levantar a bola.
Uma bola levantada de acordo com esta Regra tem de ser recolocada (ver Regra 20-3).
A bola não pode ser limpa, exceto se está no ‘‘green’’ (ver Regra 21).
Em jogo por pancadas, um jogador a quem se pede para levantar a sua bola pode jogar primeiro em vez de a levantar.
Nota 1:
Exceto no ‘‘green’’, um jogador não pode levantar a sua bola,
somente porque considera que pode interferir com a jogada de outro jogador. Se um jogador levantar a sua bola sem que isso tenha sido pedido, incorre na penalidade de uma pancada por infração à Regra 18-2a, mas não tem nenhuma penalidade adicional pela Regra 22.
Nota 2:
Quando outra bola está em movimento, uma bola que possa influenciar o movimento dessa bola em movimento, não pode ser levantada.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA:
Jogo por buracos - Perda do buraco; Jogo por pancadas – Duas pancadas.
Regra 23 - Impedimentos Soltos
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
23-1. Forma de Evitar Exceto quando tanto a bola como o impedimento solto tocam ou estão dentro do mesmo obstáculo, qualquer impedimento solto pode ser retirado sem penalidade. Se a bola está em qualquer local fora do ‘‘green’’ e o jogador ao remover um impedimento solto provocar que a bola se desloque, aplicase a Regra 18-2.
No ‘‘green’’, se a bola ou o marcador da bola for acidentalmente deslocado quando o jogador retira um impedimento solto, a bola, ou o marcador da bola, têm que ser recolocados. Não há penalidade, desde que a deslocação da bola ou do marcador da bola seja diretamente atribuível à remoção do impedimento solto. De outra forma, se o jogador provocar que a bola se desloque, incorre na penalidade de uma pancada prevista na Regra 18-2.
Quando uma bola está em movimento, qualquer impedimento solto que possa influenciar o movimento da bola não pode ser retirado.
Nota:
Se a bola está num obstáculo, o jogador não pode tocar ou deslocar qualquer impedimento solto que esteja ou toque no mesmo obstáculo - ver Regra 13-4c.
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA: Jogo por buracos – Perda do buraco; Jogo por pancadas – Duas pancadas.
(Procurar uma bola dentro de um obstáculo - ver Regra 12-1)
(Tocar na linha de “putt’’ - ver Regra 16-1a)
Regra 24 - Obstruções
Definições
Todos os termos referentes a definições são representados em itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção Definições - ver pag.30-45.
24-1. Obstrução Móvel
Um jogador pode evitar, sem penalidade, a interferência de uma obstrução móvel da seguinte maneira:
a. Se a bola não está dentro nem sobre a obstrução, esta pode ser retirada. Se a bola se deslocar, tem de ser recolocada, e não há penalidade desde que o movimento da bola seja diretamente atribuível ao ato de retirar a obstrução. De outra forma, aplica-se a Regra 18-2.
b. Se a bola está dentro ou sobre a obstrução, pode ser levantada e a obstrução retirada. A bola tem de ser deixada cair, no percurso ou num obstáculo, ou tem de ser colocada no ‘‘green’’, tão perto quanto possível da vertical do ponto onde a bola estava quando dentro ou sobre a obstrução, mas não mais perto do buraco.
A bola pode ser limpa quando levantada ao abrigo desta Regra.
Quando uma bola está em movimento não é permitido retirar qualquer obstrução que possa ter influência no seu movimento, a não ser equipamento de qualquer jogador ou a bandeira quando assistida, retirada ou suspensa.
(Exercer influência sobre a bola – ver Regra 1-2)
Nota:
Se uma bola que tenha que ser deixada cair ou colocada à luz desta Regra não for rapidamente encontrada, pode ser substituída por outra.
24-2. Obstrução Fixa
a. Interferência
A interferência de uma obstrução fixa ocorre quando uma bola está dentro ou sobre a obstrução, ou tão próximo desta que ela interfere com a posição do jogador ou com a zona da trajetória normal do taco. Se a bola do jogador está no ‘‘green’’, também há interferência se uma obstrução fixa no ‘‘green’’ interfere com a linha de “putt’’. Fora do ‘‘green’’, a presença de uma obstrução na linha de jogo não constitui, só por si, interferência à luz desta Regra.
b. Forma de Evitar
Excepto quando a bola está num obstáculo de água ou num obstáculo de água lateral, um jogador pode evitar a interferência de uma obstrução fixa, da seguinte maneira:
(i) No Percurso: Se a bola está no percurso, o jogador tem de levantar a bola e deixá-la cair, sem penalidade, dentro da distância de um taco, não mais perto do buraco do que o ponto mais próximo de não interferência. O ponto mais próximo de não interferência não pode ser num obstáculo nem num ‘‘green’’. Quando a bola é deixada cair dentro da distância de um taco do ponto mais próximo de não interferência, tem de, em primeiro lugar, tocar numa parte do campo num local que evite a interferência da obstrução fixa e que não seja num obstáculo nem num ‘‘green’’.
(ii) Num Obstáculo de Areia: Se a bola está num obstáculo de areia, o jogador tem de levantar a bola e deixá-la cair:
(a) Sem penalidade em conformidade com o estabelecido em (i) acima, com a exceção de que o ponto mais próximo de não interferência tem de estar dentro do obstáculo de areia e a bola tem de ser deixada cair dentro do obstáculo de areia; ou
(b) Com a penalidade de uma pancada, fora do obstáculo de areia, mantendo o ponto onde a bola estava no alinhamento entre o buraco e o ponto onde a bola vai ser deixada cair, sem limite para a distância onde, atrás do obstáculo de areia, a bola vai ser deixada cair.
(iii) No ‘‘Green’’: Se a bola está no ‘‘green’’, o jogador tem de levantar a bola e colocá-la, sem penalidade, no ponto mais próximo de não interferência que não esteja num obstáculo. O ponto mais próximo de não interferência pode ser fora do ‘‘green’’.
(iv) No Ponto de Partida: Se a bola está no ponto de partida, o jogador tem de levantar a bola e deixá-la cair sem penalidade em conformidade com o estabelecido em (i) acima.
A bola pode ser limpa quando levantada ao abrigo desta Regra. (Bola que rola para uma posição em que há interferência da situação
que se quis evitar - ver Regra 20-2c(v))
Exceção:
Um jogador não pode evitar uma interferência ao abrigo desta Regra, se (a) estiver claramente impossibilitado de executar uma pancada em virtude da interferência de qualquer outra coisa que não uma obstrução fixa ou (b) a interferência de uma obstrução fixa se verificar unicamente como consequência do uso de uma posição, trajectória do taco ou direcção de jogo injustificadamente anormal.
Nota 1:
Se a bola está num obstáculo de água (incluindo um obstáculo de água lateral) o jogador não pode evitar, a interferência de uma obstrução fixa. O jogador tem de jogar a bola tal como está ou proceder de acordo com a Regra 26-1.
Nota 2:
Se uma bola que tenha que ser deixada cair ou colocada à luz desta Regra não for rapidamente recuperável, pode ser substituída por outra.
Nota 3:
A Comissão Técnica pode emitir uma Regra Local estabelecendo que o jogador tenha que determinar o ponto mais próximo de não interferência sem passar por cima, através ou por debaixo da obstrução.
24-3. Bola Não Encontrada numa Obstrução
É uma questão de facto determinar se uma bola que não é encontrada depois de ter sido jogada na direção de uma obstrução está nessa obstrução. Para que esta Regra se aplique tem de ser conhecido ou seja praticamente certo que a bola está dentro da obstrução. Na ausência de tal conhecimento ou certeza, o jogador tem de proceder em conformidade com a Regra 27-1.
a. Bola Não Encontrada Numa Obstrução Móvel
Se for conhecido ou praticamente certo que a bola original que não foi encontrada está numa obstrução móvel, o jogador pode substituir a bola e, sem penalidade, evitar a interferência de acordo com esta Regra. Se assim decidir fazer, o jogador tem de retirar a obstrução e, no percurso ou num obstáculo, deixar cair uma bola ou no ‘‘green’’ colocar uma bola, tão perto quanto possível da vertical do ponto onde a bola cruzou pela última vez os limites exteriores da obstrução móvel, mas não mais perto do buraco.
b. Bola Não Encontrada Numa Obstrução Fixa
Se for conhecido ou praticamente certo que uma bola que não foi encontrada está numa obstrução fixa, o jogador pode evitar a
interferência de acordo com esta Regra. Se assim decidir fazer, tem de ser determinado o ponto onde a bola cruzou, pela última vez, o limite exterior da obstrução, considerando-se, para efeitos da aplicação desta Regra, que a bola está nesse ponto. O jogador tem de proceder como se segue:
(i) No Percurso: Se a bola cruzou, pela última vez, o limite exterior da obstrução fixa num ponto que está no percurso, o jogador pode usar uma bola de substituição sem penalidade e evitar a
interferência em conformidade com o disposto na Regra 24-2b(i).
(ii) Num Obstáculo de Areia: Se a bola cruzou, pela última vez, o limite exterior da obstrução fixa num ponto que está num
obstáculo de areia, o jogador pode usar uma bola de substituição sem penalidade e evitar a interferência em conformidade com o disposto na Regra 24-2b(ii).
(iii) Num Obstáculo de Água (Incluindo um Obstáculo de Água Lateral): Se a bola cruzou, pela última vez, o limite exterior da obstrução fixa num ponto que está num obstáculo de água, o jogador não pode evitar a interferência de uma obstrução fixa sem penalidade. O jogador tem de proceder de acordo com a Regra 26-1.
(iv) Num ‘‘Green’’: Se a bola cruzou, pela última vez, o limite exterior da obstrução fixa num ponto que está num ‘‘green’’, o jogador pode usar uma bola de substituição sem penalidade e evitar a interferência, em conformidade com o disposto na Regra 24-2b(iii).
PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA:
Jogo por buracos – Perda do buraco; Jogo por pancadas – Duas pancadas.